Acontece no UNASP

Classe dos estudantes da bíblia conclui projeto com festa

A primavera está em clima de festa na Igreja do UNASP Hortolândia com o batismo de 11 alunos. A programação que aconteceu no último domingo, 26 de setembro, comemora a conclusão de mais uma edição da Classe dos estudantes da Bíblia, que durou quatro meses e contou com a participação de crianças e adolescentes da […]

Texto: Glória Barreto

Igreja do UNASP HT decorada com flores para o batismo da primavera
Programação do Batismo da Primavera da Igreja e Colégio UNASP Hortolândia.

A primavera está em clima de festa na Igreja do UNASP Hortolândia com o batismo de 11 alunos. A programação que aconteceu no último domingo, 26 de setembro, comemora a conclusão de mais uma edição da Classe dos estudantes da Bíblia, que durou quatro meses e contou com a participação de crianças e adolescentes da Igreja e do Colégio do UNASP Hortolândia.

Classe dos estudantes da bíblia

Assim como um clube reúne pessoas que tem interesses em comum, a Classe dos estudantes da Bíblica é um projeto extraclasse, gratuito, criado para atender as crianças que tem curiosidade de conhecer mais a bíblia. Este semestre os encontros da classe ocorreram todos os sábados de modo presencial e virtual, contemplando aqueles que podiam vir até o campus e aqueles que necessitavam participar do projeto remotamente.

Batismo da Primavera

Para comemorar o encerramento de mais um ciclo da Classe de estudantes da Bíblia do ano de 2021, a igreja do campus promoveu uma programação de encerramento com o Batismo da Primavera, cerimônia preparada para os participantes que decidem ser batizados.

11 crianças usando becas batismais coloridas, sentadas  e ouvindo a programação.
Onze participantes da Classe dos estudantes da Bíblia resolveram participar do Batismo da Primavera.

Greyce Gonçalves, mãe da Heloisa Gonçalves de 8 anos, conta que não queria inscrever a filha na classe bíblica por entender que ela é muito nova. Porém, devido os limites da pandemia, deixou que a filha participasse, para que ela tivesse uma atividade diferente e educativa aos sábados pela tarde.

“Ela amou participar, não perdia uma aula! Mesmo quando íamos viajar, ela separava os livros da classe, para assistir on-line durante a viagem”, contou a mãe.

No início deste mês, Heloisa pediu aos pais para participar do batismo, mas os pais não deixaram, por ela ser muito jovem. Depois de alguns dias os pais descobriram que a filha já tinha escolhido a beca de batismo e estava ensaiando as músicas da programação. “Ela disse continuou se preparando para o batismo porque que tinha fé de que eu e o pai dela seríamos convencidos”, disse Greyce.

Menina de 8 anos recebendo certificado das mãos do diretor da escola.
Heloisa também foi uma das participantes que se batizou durante a programação.

E foi o que aconteceu! Os pais viram o quando a garota tinha se empenhado e como desejava se batizar, por isso, Heloisa foi uma das 11 crianças e pré-adolescentes que participaram do Batismo da Primavera.

Como funcionam estes estudos da bíblia?

Um dos professores da classe, pastor Matheus Rocha, conta que para estudar a bíblia com as crianças é preciso constante reinvenção das abordagens, a fim de relacionar os temas bíblicos ao cotidiano infantil. Com esse objetivo a equipe de professores criaram um ambiente dinâmico, atrativo, participativo e lúdico.

“ A cada semana os alunos recebiam brindes que se relacionavam com as temáticas estudadas. No dia em que estudaram sobre a lei, por exemplo, cada um deles recebeu um medalhão com a imagem das tábuas dos mandamentos estampada”, contou Rocha.

Outra atividade que motivou os participantes foi a criação de um sistema monetário da própria Classe dos Estudantes da Bíblia, onde as crianças ganhavam semanalmente “talentos” de acordo com a presença, participação e cumprimento das atividades. Ao final do projeto, foi realizada uma feirinha, onde os alunos puderam trocar suas “moedas” por brinquedos, doces, itens de decoração e outras lembrancinhas.

Menina no tanque batismal, sorrindo após de batizada
Estudantes após momento do seu batismo

Veja mais