Colégio UNASP organiza cantata e chá para o Dia das Mães
A homenagem contou com a participação de mais de 500 alunos da escola básica e foi dividida em três sessões.
Texto: Cristina Levano | Edição: Theillyson Lima
O Colégio UNASP, unidade Engenheiro Coelho, organizou uma cantata e um chá especial em homenagem ao Dia das Mães no último domingo (6). A homenagem iniciou com uma cantata, realizada pelo Coral UNASP Kids, seguida por diversas outras apresentações musicais, declamação de poesias e encenações dos alunos. Após as apresentações, as mães e seus filhos foram convidados a desfrutar de um momento de confraternização.
De acordo com Rosane Salles, professora do Coral UNASP Kids, tanto as músicas como toda a programação tiveram como tema central o “Toque de Mãe”.
“Foi pensando que cada turma pode fazer uma coisa diferente, mas que em todo momento se mostrasse que a mãe tem um toque especial, que quando a mãe coloca a mão o filho cresce, o filho aprende”, explica.
Os alunos da escola básica foram divididos em três sessões, que foram realizadas em um auditório interno, oferecendo um ambiente acolhedor e agradável para que as crianças tivessem esse momento de carinho. Da mesma forma, as mães puderam desfrutar de um momento mais íntimo, de sossego e alegria ao lado de seus filhos.
A professora Talita Aparecida de Souza, organizadora do evento, expressa sua alegria e gratidão a Deus e a todos os envolvidos. “Ver as crianças fazerem homenagens tão lindas às mamães, e como algumas delas se emocionam, foi lindo e era essa nossa intenção mesmo, tocar no coração delas, assim como elas tocam nossa vida diariamente,” afirma.
Sobre o evento
O programa foi uma oportunidade para que as mães pudessem se sentir valorizadas pelo esforço e dedicação de seus filhos. Leia Carvalho, mãe de um aluno do 4º ano, relata que este tipo de programações dá importância para tudo que seu filho faz, fazendo que ele se sinta bem e importante.
“Toda a programação foi linda, fiquei muito emocionada. Tudo que meu filho faz já é de grande valor e estima, pois ele é único e especial, então vê-lo apresentar foi um grande presente para mim”, compartilha.
Da mesma maneira, Thairé Fadel, mãe de uma aluna do 5º ano, expressou sua gratidão pelo evento e pela oportunidade de compartilhar momentos especiais ao lado de sua filha.
“Maravilhoso! Todos os anos desde que ela estuda aqui, sempre o Dia das Mães é incrível. Eu acho que este tipo de eventos aproxima a gente. Conseguimos viver um pouquinho do que eles vivem aqui dentro do colégio e isso é muito bom. Além de aproximar, a gente fica babando aqui por eles o tempo inteiro,” relata a mãe.
A professora bilíngue da escola básica Kianna Paixão disse que é “muito bonito ver o sorriso das mães, as mães tirando fotos, os filhos lá, fazendo tudo pra ver, ter as mães e as mães se derretendo”. Ela acredita que quando o filho reconhece o papel do pai e da mãe, em programas como este, eles se sentem gratos pelo que tem investido no seu filho. Dessa forma os professores também desenvolvem seu papel de tornar esse canal o mais amoroso possível.
Educação e família
O diretor da unidade, Junior Sacomano, explica a importância de eventos comemorativos para fortalecer os laços familiares e transmitir um dos valores fundamentais da Educação Adventista, a família. Ele argumenta que o evento não apenas homenageia as mães, mas também fortalece os laços entre a escola, a família e a comunidade.
“Deus se demonstra através da família. E as mães têm um dos papeis mais importantes na criação e na educação dos filhos. Por isso, este evento se torna muito mais especial, porque ele valoriza a família, a mãe, todo esse cuidado e a orientação de Deus,” acrescenta.
Assim mesmo, a coordenadora Talita concorda e destaca a importância de fortalecer o relacionamento entre a escola e as famílias para promover um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor.
“Atualmente na sociedade que a gente vive muitos papeis têm sido invertidos. E a Educação Adventista tem esse papel de trazer essas marcas e de fazer esses lembretes da importância da mãe no ambiente familiar é essencial,” declara.
Assim como ela, Rosane Salles se sente feliz de saber que as crianças entenderam porque as mães são tão especiais. Elas precisam ter esse momento de homenagem, “e não só hoje, mas em todos os dias da vida,” finaliza.