CPA do UNASP realiza encontro para fechamento do triênio de avaliação
Reunião também marca o início do planejamento para o próximo período.
Texto: Victor Bernardo
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNASP realizou no início de março um encontro para fechamento do relatório trienal de avaliação que será enviado ao Ministério da Educação. A reunião – que contou com representantes de todos os campi da instituição – também definiu a reestruturação dos instrumentos de avaliação da CPA, como parte do planejamento para o próximo ciclo.
O professor Ledimar Brianezi, presidente da CPA, explica a importância desses mecanismos de avaliação: “todos os cursos de graduação se desenvolvem e são avaliados, também, através desses eixos e dimensões. A cada avaliação verificamos se eles estão sendo atendidos ou não.”
A importância da CPA
A CPA acompanha o desenvolvimento dos cursos de graduação no UNASP, e o trabalho da instituição como um todo. Ela realiza entrevistas, avaliações, questionários, análises de documentos e informa à gestão do UNASP a respeito dos resultados, para que eles possam verificar as condições atuais e utilizar esses dados para o crescimento e desenvolvimento da instituição.
“Ela aponta as necessidades e indica para a administração o que pode ser melhorado, e também aponta os pontos positivos e deixa claro isso para a administração, para que possa continuar tendo esse olhar”, completa Ledimar.
O papel dos alunos
Periodicamente, a CPA realiza reuniões, questionários e avaliações para levantar a opinião de alunos, funcionários e corpo docente. As avaliações são anônimas, permitindo que todos deem sua opinião sem problemas.
Ledimar reforça a importância da colaboração dos alunos nesse aspecto: “tanto os alunos, como o corpo docente, como o corpo de funcionários, contribuem muito ao participarem das pesquisas, das reuniões, e colocarem a sua opinião, colocarem as suas observações nesses questionários, para que possamos juntos desenvolver um UNASP melhor a cada dia”