Acontece no UNASP

UNASP recebe resultado do Enade 2022 e comemora ótimo desempenho

Curso de Processos Gerenciais se destacou ao conquistar pela primeira vez na história do UNASP a nota máxima na avaliação.

Texto: Camilly Inacio | Edição: Ana Clara Silveira

O UNASP conquistou desempenho excepcional no conceito Enade em diversos cursos. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 foram divulgados em coletiva de imprensa conduzida pelo MEC e Inep em Brasília.

Segundo o site do Inep, o conceito Enade é “um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade”. Neste ano, o UNASP obteve notas de destaque nos cursos avaliados. 

Desempenho do UNASP 

No UNASP campus Engenheiro Coelho, os cursos de Administração, Jornalismo e Direito receberam a nota 4, em uma escala de 1 a 5, assim como o curso de Publicidade e Propaganda do UNASP campus Hortolândia. Além disso, o curso de Processos Gerenciais da modalidade EAD se destacou alcançando a nota máxima (5) na avaliação, marcando um feito significativo para a instituição.

Essa pontuação destaca não apenas o desempenho dos estudantes, mas também a excelência dos professores e a infraestrutura proporcionada aos alunos, refletindo o comprometimento e a qualidade do ensino oferecido. 

O coordenador do curso de Processos Gerenciais, Luis Strumiello, reforça que “a nota 5 no ENADE é um indicador positivo, demonstrando que os objetivos educacionais e formação de profissionais qualificados estão em foco. Isso reforça o compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento dos estudantes”.

Resultado de muito esforço

Os coordenadores dos outros cursos de destaque também salientaram a importância desses resultados, não apenas como um indicativo de excelência acadêmica, mas como uma ferramenta valiosa para atrair alunos com o perfil desejado. Além disso, o compromisso com a atualização constante, a promoção do empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades essenciais destacam as metas futuras para manter e elevar a qualidade dos cursos.

Silvio Dobelin, coordenador do curso de Administração, confessa: “a sensação é de felicidade e gratidão e de esforço recompensado.” Ele ressalta que essa avaliação “ajuda a captar alunos com o perfil que se busca, colocando o UNASP entre as instituições mais atrativas para quem procura qualidade.” 

No contexto do estado de São Paulo, onde a nota mais alta para o curso de Jornalismo foi 4, a coordenadora Sâmela Carvalho expressou sua alegria ao comparar o UNASP com outras instituições. “Uma nota 4 é uma nota excelente. Esse resultado reflete o trabalho realizado pelo curso, dos professores e também o UNASP, além do comprometimento dos alunos do curso de Jornalismo”, comenta. 

Já o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda em Hortolândia, Hélder de Melo, destaca que “além de uma satisfação pessoal e profissional imensurável, essa nota também demonstra o resultado de muita perseverança dos professores em um período muito difícil para a área acadêmica.”

O coordenador do curso de Direito, Igor Marques, comemora a nota reforçando que continuará a missão que lhe foi confiada. “Continuaremos a construir sobre essa conquista, mantendo um compromisso contínuo com a excelência e servindo de referência para os demais cursos e programas da rede de que é possível honrar a Deus fazendo o melhor e cumprindo a promessa bíblica de Deuteronômio 28:13”, frisa.

Importância do conceito Enade

O conceito Enade desempenha um papel crucial ao orientar estudantes na escolha de cursos e instituições, oferecendo uma referência objetiva sobre a qualidade do ensino. Cursos com nota 5 são considerados excelentes, enquanto o conceito 1 aponta deficiências significativas, exigindo ajustes.  

Além das notas, a prova fornece dados socioeconômicos, contextualizando os resultados e auxiliando na formulação de políticas públicas e melhorias institucionais, aprimorando os processos pedagógicos.

Para os estudantes, essa métrica é uma ferramenta valiosa ao tomar decisões informadas sobre sua formação superior, indicando instituições com histórico de bons resultados e alertando para possíveis deficiências em outras.

Veja mais