Notas Formatura

Culto de Gratidão celebra o início das formaturas no UNASP campus Engenheiro Coelho

Com emoção, formandos se encontram com suas famílias e amigos para comemorar o fim de mais um ciclo.

Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima

O Culto de Gratidão do UNASP campus Engenheiro Coelho iniciou o período de formaturas do Ensino Superior. Antes mesmo das cerimônias de colação de grau, na sexta-feira(16), mais de 400 alunos se reuniram com suas famílias e amigos para agradecer a Deus pelas bênçãos ao longo dos anos de estudo.

Culto de Gratidão reúne mais de 400 formandos.
Culto de Gratidão reúne mais de 400 formandos. Foto: Aicom

Tão marcante na caminhada dos alunos formandos, este momento representa aquilo que diferencia o UNASP das demais instituições acadêmicas: a gratidão a Deus por cada aprendizado. Mais do que capacitação profissional, os alunos receberam valores eternos que guardarão pelo resto da vida.

Para o doutor Carlos Ferri, diretor geral do campus Engenheiro Coelho, o Culto de Gratidão é o momento mais importante de todo o período de formaturas. “Este é o momento em que nós vamos agradecer a Deus por tudo o que Ele fez por nós durante a jornada acadêmica. Alguns passaram três, quatro, cinco anos aqui conosco, e Deus os guardou. Então este é o momento de agradecer as bênçãos junto com a família”, destaca o doutor.

Devido à distância entre o campus e a cidade natal de muitos dos alunos, a formatura é a primeira oportunidade de alguns pais e familiares conhecerem o lugar que foi a casa de seus filhos por tantos anos. 

“A formatura une a trajetória do filho, ou da filha, com os pais, e além disso também dá a oportunidade de todos se reunirem em nosso campus. Isso é um motivo de grande alegria para todos nós”, comemora o diretor geral se referindo aos inúmeros reencontros que acontecem neste período.

Este é o caso do aluno Eduardo Flores, que está se formando no curso de Letras. No UNASP desde 2020, Eduardo que mora nos residenciais do campus, afirma que a participação dos pais foi fundamental em sua formação profissional. “Estando aqui eu amadureci muito, eu cresci muito como pessoa, e os meus pais me deram apoio desde muito antes de 2020. Sem eles, eu não tenho dúvidas de que eu não seria nada”, declara Eduardo emocionado por compartilhar esta conquista com sua família.

Mesmo dentre os alunos que não utilizam o pensionado da faculdade, também há um forte sentimento de gratidão a Deus e à família. É isso que expressa o formando em Direito Társis Portela. “Eu pude contar com eles em todos os momentos e agora posso aproveitar também a vitória, que não é só minha”, explica o formando. 

A mensagem espiritual ficou por conta do doutor Rodrigo Silva, que provocou profundas reflexões no coração de todos os que celebravam as conquistas adquiridas. Dando distinta importância aos aprendizados bíblicos, o professor concluiu junto com todos que é a fé que dá sentido a cada desafio terreno. 

Mudança de rumos

São momentos como este que mais marcaram a aluna Mariana Guimarães, que hoje agradece a Deus pela certificação em Publicidade e Propaganda. Natural de Ubatuba-SP, Mariana chegou ao UNASP em 2019 para cursar Pedagogia, porém, durante sua caminhada ela acredita que Deus lhe mostrou um novo desafio. “Enquanto eu estava aqui, Deus colocou em meu coração um desejo muito grande de estudar Publicidade e foi aí que eu realmente me encontrei”, relembra a aluna.

“Eu cheguei aqui pensando apenas em me formar, conseguir um emprego e crescer profissionalmente, mas durante o caminho me tornei uma pessoa muito diferente, e muito melhor. Acredito que este é o plano de Deus para a minha vida”, Mariana declara com muita ênfase.

O espírito de gratidão é visível nos rostos de cada um dos estudantes que agora se formam. Além de todo o repertório acadêmico adquirido durante os últimos anos, sem dúvida são incontáveis as experiências vividas por cada um deles dentro do UNASP.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Culto mostrou a felicidade dos estudantes por completar esse ciclo importante. Foto: Aicom

Veja mais