Culto de Gratidão marca início das formaturas no UNASP campus Engenheiro Coelho
Formandos agradecem a Deus, junto de familiares e amigos, pelo mérito acadêmico.
Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Camylla Silva
O UNASP campus Engenheiro Coelho iniciou a temporada de formaturas do Ensino Superior na noite desta sexta-feira (12) com o tradicional Culto de Gratidão, realizado na Igreja do campus. O momento oportuniza aos mais de 400 formandos celebrarem e agradecerem a Deus, juntamente com seus amigos e familiares, por todas as conquistas alcançadas.
O diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, explica o porquê do UNASP manter essa tradição de realizar o Culto de Gratidão. “Nós precisamos agradecer a Deus pela trajetória de cada aluno, de cada família que aqui veio buscar a sua graduação, a sua formação profissional. Portanto, nós não abrimos mão de termos um culto de gratidão e ofertar não só aos alunos, mas às famílias e também a Deus esse momento tão significativo”, esclarece.

Após o início da programação com a entrada das autoridades, formandos com os familiares e das boas-vindas do diretor aos presentes, o pastor Erick Lima condecorou com medalhas os estudantes que concluíram as etapas do projeto Formando Testemunhas. O grupo Luz e Rimas trouxe a mensagem musical e o pastor da Igreja do campus, Silvano Barbosa, compartilhou uma mensagem sobre escolhas e afirmou aos formandos que a excelência deve ser um meio, não um fim. “Qualquer que seja a posição, a função, o local, você está servindo a Deus. Essa é a motivação maior para você servir com excelência”, aconselhou.
Desenvolvimento espiritual
Desde que a Paula Orling, formanda em Jornalismo, chegou ao UNASP, ela sentiu que tinha espaço para desenvolver a sua vida espiritual e se conectar ainda mais com Deus. Ela se envolveu em atividades, como liderança de Escola Sabatina, cultos especiais, vigílias e, especialmente, missões. Paula conta que a maior oportunidade de se conectar com a espiritualidade enquanto estudante, foi com o envolvimento no Atos 29, especificamente com o Ministério Atos Kids, que realiza visitas para as crianças em situação de acolhimento.
“Me conectar com as crianças, aprender com elas, de longe foi a melhor experiência que eu tive. A partir desses encontros eu comecei a compreender um pouco mais sobre Deus, sobre o amor dEle e, enquanto eu levava o amor de Jesus para as crianças, eu também era transformada”, lembra a nova jornalista, que também foi para os Estados Federados da Micronésia dar aula de História, Governo e Bíblia, através do Serviço Voluntário Adventista.
O pastor Paulo Orling, pai da formanda, diz que a filha foi abençoada pela Educação Cristã, que a acolheu desde a Educação Infantil. “Sinto uma profunda gratidão em meu coração por saber que esta instituição cumpre com excelência o propósito de sua vocação: valoriza, incentiva e contribui para o crescimento espiritual dos estudantes”, comemora o pastor.
Cintia Cruz também se envolveu com os eventos espirituais do campus desde que chegou e foi ativa no Ministério do Culto da Árvore, além de trabalhar no Núcleo de Missões. Os cultos de envios de missionários também eram eventos que a marcaram bastante, afinal, ela chegou no campus por conta da missão. Em 2020, Cíntia estava servindo em um projeto missionário em Benin, na África, e conta que “o propósito era eu trabalhar com as missões aqui no campus e ajudar com minha experiência. Por isso que foi a missão que me trouxe”.
Um culto para agradecer pela formatura
O Culto de Gratidão é um diferencial do UNASP, já que proporciona aos alunos não somente a solenidade, mas também um momento de reconhecimento e agradecimento a Deus por tudo que fez até aqui por cada um dos estudantes e famílias. Nesse mesmo propósito, Cintia entende que o culto vem como uma forma de entregar pra Deus os anos em que sustentou ela e os colegas até aqui, ela diz que “é uma forma de agradecimento a Deus mesmo por tudo que Ele fez pela gente durante todos esses anos de faculdade”.
Além de agradecer a Deus pela manutenção da vida, saúde e formação de todos esses estudantes, o doutor Ferri também enfatiza que “o UNASP vem a cada ano lutando e mantendo uma tradição que é apresentar Cristo e Jesus às pessoas. E esse ano foi um ano muito especial, muitos alunos se entregaram a Cristo. Além dessa questão acadêmica, nós também queremos agradecer pela vida espiritual de cada um dos nossos formandos”.

Paulo admite que estar neste culto é fruto de muitas orações. “Reconheço que toda a glória deve ser dada a Deus, pois foi Ele quem nos abençoou com Sua bondade. No entanto, não poderia deixar de expressar minha gratidão aos gestores, docentes e demais colaboradores, que criaram o ambiente ideal para o desenvolvimento de nossa filha”, cita.
“Ter um culto de gratidão é só mais uma etapa de reconhecer que o mérito não é meu, mas sim de Deus e que daqui pra frente Ele que vai ser o guia da minha jornada”, conclui Paula.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.