Acontece no UNASP

Curso de Farmácia proporciona minicurso em comemoração ao Dia da Mulher

O minicurso sobre a saúde dos lábios contou com uma aula prática de como fabricar um lip balm.

Texto: Camilly Inacio | Edição: Theillyson Lima

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a coordenação do curso de Farmácia do UNASP, campus Engenheiro Coelho, proporcionou um minicurso sobre a saúde labial, sua importância e formas de cuidado. A aula aconteceu em um dos Laboratórios do curso, e as estudantes com a ajuda das professoras, fabricaram um hidratante labial, conhecido como lip balm. 

Minicurso foi ministrado no laboratório do curso de Farmácia
Minicurso foi ministrado no laboratório do curso de Farmácia. Foto: Camilly Inacio

A coordenadora do curso, doutora Alanny Rocha, foi a idealizadora da ideia e conta que “o minicurso surgiu nesse plano de falar sobre o cuidado feminino e também apresentar uma formulação simples de ser feita por pessoas que não eram farmacêuticas ou estudantes do curso.”

Quando pensamos nas mulheres, quase sempre somos lembrados de cuidados pessoais, por isso, a coordenadora menciona que o projeto surgiu com o propósito de fazer algo significativo no Dia da Mulher, mas que caracterizasse o curso de Farmácia. 

A produção do lip balm foi uma iniciativa que visava quebrar um pouco do paradigma farmacêutico, quase sempre associado ao medicamento ou balcão farmacêutico. “Foi uma forma que encontramos de mostrar um pouco de como é o curso e o que acontece em uma aula prática, deixando registrado esse dia especial que é o dia da mulher”, explica.

Importância do cuidado labial

Alunas que participaram do curso. Foto: Camilly Inacio

Cinthia de Souza, professora do curso de Farmácia e doutoranda na área farmacêutica, foi quem deu as aulas do minicurso, tanto a parte prática, como a teórica. Logo que soube do projeto se prontificou para que a realização do minicurso fosse possível. 

Sobre o conteúdo da aula, ela comenta que “a saúde dos lábios é bastante importante, porque ela demonstra principalmente hidratação do nosso corpo e é possível perceber isso em pessoas de qualquer idade.”

Com a correria do dia a dia, as pessoas têm cada vez mais pensado em alternativas práticas para beleza e “utilizar um lip balm pode ser uma solução para melhorar a hidratação dos lábios”, complementa a professora Cinthia.

Experiência prática

A aluna do curso de Farmácia, Emily Cardoso, mesmo estando acostumada às aulas práticas do curso conta que “a experiência foi incrível, porque mesmo que desenvolver o lip balm seja muito simples, o mais legal é a sensação de saber que você fez aquele cosmético que posteriormente vai usar.”

Sobre a importância da programação, Emily diz que “além de quebrar os vários estereótipos de que farmacêutico atua apenas na drogaria, o minicurso também proporcionou experiências práticas e simples para as meninas de outros cursos que estavam presentes.” 

Ana Claudia, profissional responsável por cuidar dos Laboratórios e de todo a projeto para que a parte prática da aula fosse realizada, estava presente na situação e comenta que o minicurso foi muito importante porque reuniu pessoas de diversas áreas com o objetivo de homenagear o Dia Internacional da Mulher.

Lip balm produzida pelos alunos no minicurso. Foto: Camilly Inacio
Lip balm produzida pelos alunos no minicurso. Foto: Camilly Inacio

Veja mais