Profissão e Mercado

IV Jornada Acadêmica de Farmácia apresenta mercado de trabalho para os alunos

A semana contou com palestras, cursos, rodas de conversa e a cerimônia de jaleco da profissão.

Texto: Camilly Inacio | Edição: Theillyson Lima

O curso de Farmácia do UNASP campus Engenheiro Coelho proporcionou aos alunos uma semana repleta de palestras e minicursos com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as áreas de atuação farmacêuticas. 

Cerimônia de Jaleco fez parte da IV Jornada Acadêmica.
Cerimônia de Jaleco fez parte da IV Jornada Acadêmica. Foto: Aicom

A semana, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de novembro, teve início com um simulado avaliativo (SAFARM) realizado pelos alunos do curso e foi encerrada com apresentações e premiações dos projetos integradores realizados pelos estudantes.

Durante a IV Jornada Acadêmica do curso de Farmácia, aconteceram palestras que falaram sobre a atuação na polícia científica, na fitoterapia, sobre cuidado farmacêutico e prescrição, cosmetologia, desenvolvimento analítico dentro da indústria farmacêutica e na área de inovação. 

A coordenadora do curso, doutora Alanny Rocha, afirma que “o foco dessa semana é falar sobre a atuação do farmacêutico no mercado de trabalho”. A coordenadora expôs que o objetivo é tentar diversificar e trazer novidades durante essas programações especiais. 

Ela ainda explicou que o evento contou com palestras, minicursos, roda de conversa (Talk Farm) e a primeira versão do mérito acadêmico, para premiar os alunos que tiveram a melhor média de cada turma com certificado de honra ao mérito pelo desempenho acadêmico. “Os melhores projetos interdisciplinares (PI’s) foram apresentados para todos os participantes”, completa a coordenadora. 

Os minicursos, que ocorreram de forma prática, foram uma das modalidades que mais chamaram a atenção dos alunos. “Eles aconteceram no laboratório de tecnologia farmacêutica. Os alunos puderam formular uma loção hidrante e uma água micelar, além de desenvolverem um sistema drug delivery de liberação controlada”, relata Alanny.

Além dos cursos e palestras, a semana contou com uma cerimônia do jaleco para os alunos do 8° semestre do curso. Através da investidura realizada pelos padrinhos, o momento simboliza que a partir de então o aluno entende a importância diante de sua profissão.

Importância da semana acadêmica

Como a semana acadêmica teve o objetivo de mostrar para os alunos um pouco mais sobre o mercado de trabalho, no último dia, a economista e consultora de inovação na Inova Unicamp, Luciana Silva, falou um pouco sobre a importância e as portas para o empreendedorismo na área farmacêutica. 

A profissional falou sobre o papel da Inova Unicamp na promoção de inovação e empreendedorismo e trouxe alguns cases da área farmacêutica. “ O desejo era mostrar as oportunidades para os alunos conhecerem as formas de empreender e desenvolver novas ideias como opção de carreira”, diz Luciana.

Para ela, ao terminar uma graduação os alunos passam por um momento difícil pois existem muitas opções e caminhos. “Meu objetivo é poder deixar essa alternativa como opção pra eles conhecerem e saber que são capazes, deixando esse caminho mais aberto para esses estudantes no futuro considerarem essa opção”, assume a economista. 

A aluna Izadora Garcia entrou esse ano no curso e ficou muito empolgada em sua primeira semana acadêmica. Ela declara que “foi uma experiência muito boa participar da semana de farmácia porque eu pude ter novas experiências, e descobrir diversas áreas de atuação.” Além disso, ela afirmou que poder colocar em prática os conteúdos aprendidos em aula ao fazer o minicurso foi uma grande aprendizagem.

Os minicursos, que ocorreram de forma prática, foram atração. Foto: Aicom

Premiações

As alunas Deborah Rocha e Emily Cardoso, participaram no último dia da programação apresentando um trabalho integrador sobre a sustentabilidade e o autocuidado no período menstrual, desde a menarca até a menopausa. O trabalho apresentado pelas alunas ganhou em uma das modalidades premiadas. 

A aluna Emily Cardoso, conta que “apesar do nervosismo, foi muito gratificante poder apresentar esse trabalho realizado. Eu realmente não esperava que a gente fosse ganhar esse prêmio então é um sentimento de gratidão e satisfação com o resultado do nosso esforço.”

Palestras da IV Jornada Acadêmica mostraram mais sobre o mercado de trabalho
Palestras mostraram mais sobre o mercado de trabalho. Foto: Aicom

Veja mais