Acontece no UNASP

Curso de Música do UNASP realiza Miniconcerto Aquarela Brasileira

Primeiro evento presencial em meses pandêmicos é apresentado por alunos de Música.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O curso de Música do UNASP, campus Engenheiro Coelho, promoveu o Miniconcerto “Aquarela Brasileira”, nesta segunda-feira (22). Após dois anos sem oferecer eventos como este por conta da pandemia de Covid-19, alunos e professores participaram da programação que aconteceu de forma híbrida.

Miniconcerto “Aquarela Brasileira” foi momento especial para o curso de música.
Alunos apresentaram músicas que ajudam a desenvolver talentos importantes para a profissão

As apresentações foram realizadas por todos os alunos do curso envolvidos no coral estudantil e contaram com quatro músicas da cultura brasileira: Aquarela (Toquinho); O Barquinho (Menescal/Bôscoli); A Vida do Viajante (Luiz Gonzaga/Hervê Cordovil) e Aquarela Brasileira (Ary Barroso). Dessas quatro apresentações, três delas contaram com arranjos de professores do UNASP, Samuel Krähenbühl e Lineu Soares.

Eventos como este contribuem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, já que estes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, habilidades conjuntas são incentivadas quando os estudantes passam por essa integração presencial, como o aprendizado do solfejo e a percepção da harmonia. 

A respeito do desenvolvimento alcançado, a coordenadora do curso de Música, Ellen Stencel, explica que “o coral funciona como eixo integrador, tudo que o aluno aprende no semestre é integrado no coral”.

Desde o início de 2020, as interações sociais foram restringidas por conta do Coronavírus. A coordenadora ainda destaca que a pandemia representou um empecilho para a execução da programação. “A maior dificuldade para o curso de música foi essa parte prática, porque a gente teve tudo pelo Zoom, ensaio pelo Zoom, mas não pode cantar todo mundo junto”, lamenta.

O aluno do segundo ano do curso de Música Matheus Davis relata como foi importante ter o contato presencial após tanto tempo de isolamento. “O que eu mais gostei foi estar em contato com meus colegas de classe, cantar junto com eles e cantar para as pessoas também”, compartilha.

Veja mais