Acontece no UNASP

Curso de Psicologia realiza primeira edição do UNASPed

O UNASPed estreia com temas essenciais, buscando aproximar os estudantes do mercado de trabalho.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia, em parceria com o curso de Psicologia, promoveu o primeiro UNASPed na última segunda-feira (11). O evento, realizado no Auditório Arlete Afonso, reuniu profissionais para palestras e debates rápidos – com duração de, no máximo, 18 minutos – abordando temas relevantes para a área de estudo.

A abertura do evento contou com a presença de três palestrantes: a psicóloga Leila Ferreira, palestrou sobre a importância da resiliência emocional, o médico psiquiatra Otávio Cutrim, que abordou o tema “Esquizofrenia: Psiquiatria e Psicologia”, e o psicólogo Carlos Campelo, que discutiu os “Paradoxos da Saúde Mental: Dilemas Contemporâneos”. 

A primeira edição do UNASPed do curso de Psicologia reuniu mais de 100 alunos. Foto: Alex Landim

Além das palestras presenciais, o UNASPed incluiu uma videoconferência com a psicóloga Celísa Barbalho. Ela compartilhou sua experiência profissional no Hospital Sírio Libanês com mulheres diagnosticadas com câncer de mama e apresentou seu novo livro “Mulher: Relacionamento e Sexualidade”. A obra aborda a importância da sexualidade feminina para a saúde e a qualidade de vida.

A importância do UNASPed

O projeto do curso de Psicologia, chamado de UNASPed, visa disseminar ideias e conhecimento com a participação de pesquisadores, empresários e profissionais da área que possam auxiliar no desenvolvimento dos estudantes presentes. O coordenador e professor do curso, Alex Landim, ressaltou que o maior objetivo é “levar levar o projeto para outros cursos, tornando-o uma prática intelectual e profissional para todos os acadêmicos”.

Uma das professoras do curso de Psicologia, Ana Kelly Campos, afirmou que eventos e iniciativas como essa são necessárias, pois abrem as mentes dos estudantes para o mercado de trabalho. “Ser psicólogo é uma bênção para todos que atendemos, mas muitos não sabem o quanto essa profissão também é exaustiva”, declara. Segundo ela, por meio destas palestras, os alunos entendem que existem diversas maneiras de administrar as adversidades encontradas pelo caminho.

Experiências da primeira edição

Os alunos que participaram do evento expressaram sua satisfação. Para Cleane Rodrigues, o evento trouxe visões abrangentes sobre a área acadêmica e profissional. Em complemento, Marinete Toledo conta que o programa foi muito rico em conhecimento. “Precisamos de mais eventos que busquem o crescimento intelectual e enfatizem a importância de estarmos atualizados para o mercado de trabalho”, pontua.

Além disso, o médico psiquiatra Otávio Cutrim – que abordou a relação da esquizofrenia com a Psicologia e Psiquiatria – manifestou sua satisfação em participar e contribuir com o novo projeto: “Fiquei feliz com o resultado e com a assertividade da minha palestra”. A partir de 2025, a meta estabelecida pela coordenação do curso é promover duas edições do UNASPed por semestre, totalizando quatro programas por ano.

Veja mais