Impacto Social

Alunos de Medicina Veterinária do UNASP promovem 1ª Feira de Saúde Animal

Alunos do curso de Medicina Veterinária do UNASP promovem 1ª Feira de Saúde Animal para a comunidade No último domingo (17), o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, promoveu a primeira edição da Feira de Saúde Animal. O evento foi realizado no centro da cidade em […]

Texto: Redação

Alunos do curso de Medicina Veterinária do UNASP promovem 1ª Feira de Saúde Animal para a comunidade

No último domingo (17), o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, promoveu a primeira edição da Feira de Saúde Animal. O evento foi realizado no centro da cidade em parceria com a prefeitura do município, que doou mais de 500 vacinas para serem aplicadas em cães e gatos. Estiveram envolvidos no projeto mais de 120 alunos do curso, arrecadaram doações e recursos para a realização da feira. Além de atender a comunidade local, os universitários puderam vivenciar uma experiência profissional na prática, atendendo as pessoas e seus animais de estimação. 

No evento foram sorteados e entregues cerca de 30 brindes, como kits de comedouro, ração, sachês, pacotes de banho e tosa, acessórios para pets e outros. Assistidos pelos seus professores, os acadêmicos distribuíram cartilhas e apresentaram orientações de saúde aos visitantes da feira para auxiliá-los a cuidar com responsabilidade dos animais. Foram vacinados 359 cães e 94 gatos. Além da vacinação, os alunos organizaram uma campanha de adoção de cães, com isso 8 cães foram adotados.

Alunos do curso de Medicina Veterinária na Feira de Saúde Animal

Uma pesquisa realizada em julho deste ano pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC), o isolamento social provocou mudanças de comportamento durante a pandemia, especialmente no que se refere à aquisição de animais de estimação. A orientação para que a população ficasse em casa, proposta pelos órgãos de saúde do Governo durante a pandemia, influenciou muitas pessoas a adquirirem algum animal que servisse de companhia. De acordo com a pesquisa, houve um crescimento de 30% no número de pets nos lares brasileiros, e destes 26% nunca tiveram nenhum bicho antes. 

Adquirir um gato ou cachorro, quer seja pela compra ou pelo processo de adoção, requer alguns cuidados e responsabilidades por parte dos novos tutores, como manter a vacinação em dia, fazer acompanhamento periódico no veterinário, manter a higiene do animal, entre outros. Tais dados reforçam a importância da conscientização da população e dos tutores de pets quanto aos cuidados necessários para manter a saúde de seus bichos. Desta forma, a iniciativa dos alunos foi eficaz ao atender essa necessidade, oferecendo atendimento, orientações e realizando a conscientização sobre o tema.

A doutora Liliane Menezes Fernandes, professora do curso de Medicina Veterinária do UNASP Engenheiro Coelho, acompanhou a organização do projeto e esteve presente na feira orientando os alunos no atendimento às pessoas e aos animais. A doutora explica que a iniciativa partiu de um projeto de extensão dentro da disciplina de Imunologia, cujo tema estudado era a vacinação. Nesse contexto surgiu a ideia de levar o conhecimento para a população sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças, como ela ocorre, qual a periodicidade necessária e outras informações. A professora acredita que a feira é uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos. “É extremamente importante que os alunos consigam ter um contato com a população para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa experiência só pode ser vivenciada pela prática da profissão.” 

Lucimara Vieira Marchiori é aluna do quarto período do curso de Medicina veterinária e foi uma das idealizadoras do projeto. Lucimara explica que a ideia inicial era desenvolver uma cartilha informativa para distribuir para a população, mas era necessário um atrativo para envolver as pessoas no processo no tema. Então, juntamente com seus colegas de turma, deu início à organização da feira. A aluna declara ter ficado satisfeita com o resultado da ação. “É muito bacana ter o contato com o público, com os tutores de animais e ver que realmente existem pessoas que são interessadas e querem cuidar bem de seus animais e por isso estiveram presentes na feira para a vacinação, participaram e levaram a cartilha para casa.”

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNASP, João Aranega, que também atua como médico veterinário, o curso surgiu com o intuito de resgatar no ser humano a imagem do Criador. “Quando o ser humano foi colocado no Jardim do Éden, Deus lhe designou a função de cuidar de toda a criação e de todas as criaturas, incluindo os animais. Por isso queremos incentivar as pessoas a enxergar a necessidade de cuidar dos animais”, afirma.

Alunos do curso de Medicina Veterinária do UNASP promovem primeira Feira de Saúde Animal em Engenheiro Coelho.
Coordenador João Aranega e professora doutora Liliane Menezes Fernandes

Veja mais