Acontece no UNASP

Aulas no laboratório são o diferencial do curso técnico em enfermagem do UNASP

Curso técnico em enfermagem do UNASP campus Hortolândia já tem estreado seu novo laboratório com aulas práticas na disciplina de Anatomia.

Texto: Glória Barreto

É o primeiro bimestre do curso técnico em enfermagem do UNASP campus Hortolândia e os alunos já estão tendo aulas práticas no laboratório. Segundo a coordenadora e professora do curso, Werena de Oliveira, durante a última semana o conteúdo trabalhado foi Anatomia e Fisiologia, mais precisamente os sistemas musculoesquelético, cardiovascular e respiratório.

Dois jovens alunos manipulando as peças que correspondem ao coração humano.
Alunas do curso técnico tendo aulas sobre o sistema cardiovascular.

Werena explica que as aulas práticas aproximam o aluno da realidade, melhoram o aprendizado teórico e, principalmente, fazem com que os alunos gostem mais das aulas. “Eu percebo um brilho nos olhos deles ao se depararem com peças tão similares ao real. Toda vez que eu digo ” vamos ao laboratório” há um entusiasmo neles. Porque desperta o interesse de compreender a localização e função de cada órgão e sistema orgânico”, conta Werena.

Da teoria para a prática

A aluna Beatriz Faria que tem planos de fazer Medicina na graduação, explica que escolheu o curso técnico em enfermagem para ter um vislumbre da área de saúde.

Alunas do curso técnico em enfermagem no laboratório de anatomia com peças similares ao coração e a cabeça de um ser humano.
“As aulas no laboratório são incríveis”, afirmou a estudante Beatriz Faria

Sobre as aulas práticas no laboratório, Beatriz acrescentou: “gosto das aulas teóricas, nós tiramos duvidas e não é nada cansativo, porém as aulas no laboratório são incríveis, lá tem vários bonecos que simulam o corpo humano, onde podemos desmontar pra ver o coração, o pulmão, os músculos e outras partes do corpo em tamanho real”.

Curso técnico em enfermagem

A primeira turma do curso técnico em enfermagem do Colégio UNASP campus Hortolândia começou este ano (2022) com uma procura considerável, isso porque o curso permite aos alunos sairem com dois diplomas: formado no ensino médio e como técnico em enfermagem.

O profissional técnico em enfermagem pode atuar em diversas áreas como por exemplo: laboratórios, casas de repouso, consultórios médicos, hospitais (todos os setores que envolvem cuidados ao paciente), clínicas médicas e ou estéticas, empresas que possuam enfermaria, home care, empresas que produzem equipamentos hospitalares, como autônomo cuidando de pacientes em suas casas, entre outras oportunidades na área de saúde.

O salário do técnico em enfermagem pode variar entre R$ 1.045,00 a R$ 3.000,00 dependendo das horas trabalhadas e a região do país.

Veja mais