Cursos de Comunicação do UNASP celebram formatura em ano de muitas conquistas
50 novos comunicadores receberam os seus diplomas em noite especial de comemoração.
Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Fernanda Reis
O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou a colação de grau dos alunos de comunicação da instituição na noite deste sábado (13). A solenidade, realizada na Igreja do campus, reuniu os novos profissionais da comunicação para comemorar essa conquista junto aos seus familiares, amigos e professores, que os acompanharam durante os anos.

A formatura coroa um ano repleto de conquistas para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, como o aniversário de 25 anos, a abertura do Mestrado Profissional em Comunicação Social, a implementação da Faculdade de Comunicação e a inauguração de um novo prédio para a Agência Integrada de Comunicação e Marketing do UNASP (AICOM), que possibilita um espaço de práticas profissionais para os estudantes.
“Isso demonstra a maturidade do curso nesses últimos 25 anos de crescimento e de desenvolvimento”, afirma Sâmela Lima, professora que coordenou os cursos durante cinco anos e que, agora, assume um novo cargo como diretora da Faculdade de Comunicação. “Eu, particularmente, fico muito feliz em ver um aluno se formando. Para mim, o grande prazer que eu tive durante esses cinco anos que eu estive como coordenadora dos cursos de comunicação é poder entregar um diploma para o aluno no final do ano”, compartilha.
O momento da aguardada cerimônia
A abertura oficial da solenidade foi realizada pelo reitor da instituição, doutor Martin Kuhn. Os oradores das turmas realizaram os discursos, seguidos pelos paraninfos de cada curso. Após os juramentos e entrega dos diplomas, foram nomeados os alunos destaque no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), com premiação para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do campus, com base na participação dos estudantes nas atividades de preparo ao exame promovidas pelo UNASP.
Em seu discurso, o orador da turma de Jornalismo, Victor Bernardo, supervisor de Redação na AICOM e mestrando a partir do próximo ano pela Unicamp, fez uma metáfora ao Jornalismo Esportivo e comentou que “esse é aquele momento em que o juíz leva o apito à boca e aponta o centro de campo: acabou o jogo e nós vencemos. É hora de agradecer aos colegas de equipe, aos treinadores e a todos que acompanharam essa jornada”.

Levando o diploma para casa
Agora formada em Jornalismo, Amanda Talita se viu longe da sua terra natal, Pernambuco, para concluir o seu sonho de se tornar uma jornalista. Ela enfrentou vários desafios emocionais, como uma cultura diferente, pessoas desconhecidas e distância da família, mas diz que tudo valeu a pena, porque “tem sido gratificante levar esse diploma pra casa”.
Além desses obstáculos, os desafios financeiros também pesaram muito para a estudante, que viu na colportagem a possibilidade de continuar em busca do seu sonho. Utilizando da venda de livros para pagar praticamente todo o curso e se manter longe de casa por todos esses anos, ela aprendeu muito com todos os padrinhos e famílias com quem teve contato.
Após tantos momentos memoráveis como aluna residente e muitas amizades feitas no caminho, Amanda leva o sentimento de gratidão, mas de que ainda é só o começo de tudo que ela quer conquistar. “Eu tenho muitos sonhos a serem realizados e espero alcançar cada um deles. Quero mudar a realidade da minha família, quero proporcionar para eles coisas que eles nunca imaginaram. Eu quero dar orgulho para muitas pessoas”, almeja.

Aprendizados e oportunidades no mercado de trabalho
O novo publicitário Jheymisson Santana enfatiza que a principal dificuldade foi articular uma nova rotina, conciliando trabalho e estudo, além de uma nova vida em São Paulo. Também vindo de Pernambuco para realizar a graduação, a adaptação ao ambiente e às pessoas foi um empecilho no seu ingresso, realidade de vários alunos que vêm de diferentes partes do Brasil e do mundo para estudar em um novo ambiente.
Apesar das dificuldades iniciais, ele superou todos os obstáculos e foi contratado pelo UNASP antes mesmo de finalizar o curso. Atualmente, trabalha no setor de Atendimento e Gestão de Projetos da AICOM, algo que almejava, mas pensava que não viveria tão cedo. Sobre as suas maiores conquistas, menciona que “destacaria principalmente o networking. Todas as oportunidades de trabalho, eventos e experiências que tive foram fruto dos contatos que construí dentro do UNASP. Essa rede realmente me fortaleceu e abriu portas”.
A formanda em Rádio e TV Lara Leite também ingressou no mercado de trabalho antes de concluir a graduação e hoje trabalha na equipe de comunicação da União Central Brasileira. Lara destaca que um dos momentos marcantes e que vai sentir saudade é a execução dos Projetos Integradores desenvolvidos pelo curso que, apesar de desafiadores, a fez crescer profissionalmente e de maneira pessoal também. “Aprendi a trabalhar em equipe, a liderar, a confiar no meu potencial e a assumir projetos que, no começo, pareciam grandes demais. Hoje eu vejo que sou capaz de muito mais do que imaginava”, assegura.
Entre as turmas, essa alta empregabilidade, antes mesmo de finalizar o ciclo na graduação, é um diferencial que Sâmela destaca. Além disso, a coordenadora ressalta alunos extremamente dedicados, talentosos e que cumpriram seus anos no Ensino Superior com excelência, resultando em Trabalhos de Conclusão de Curso ótimos e de grande relevância.
Recados finais
Aos formandos, Sâmela indica que continuem se desenvolvendo, estudando e melhorando suas carreiras. “A nossa área de comunicação é uma área que está em constante transformação. O que eles aprenderam na faculdade é o suficiente para começarem, mas não é o suficiente para finalizarem uma carreira”, aconselha.
Sâmela deseja que “não se esqueçam daquilo que aprenderam aqui, principalmente aquilo que vai além das teorias, das técnicas que a gente ensinou, mas os valores que a gente ensina na faculdade de comunicação do UNASP, que é valorizar a verdade, que é valorizar qualquer coisa que a gente faz como comunicadores com o objetivo principal de trazer benefícios para a sociedade, de melhorar a vida das pessoas, de melhorar a vida do outro”.
“Estudar algo que você ama é muito prazeroso. Deus foi bom o tempo todo, e sou muito grata por sentir a presença dEle em cada desafio vencido”, finaliza a nova radialista Lara.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.