Acontece no UNASP

Cursos de Comunicação do UNASP se reúnem para 4ª edição do TalkCom 

Aula magna dos cursos de Comunicação e Jornalismo, em formato de talk show, une seus alunos e aborda temáticas como soft skills e hard skills para o mercado de trabalho atual.

Texto: Julia Viana | Edição: Ana Clara Silveira

A aula magna, denominada TalkCom, reuniu na noite de ontem (04) os alunos dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Rádio TV e Publicidade e Propaganda e Jornalismo do UNASP campus Engenheiro Coelho. Essa programação dá início ao semestre e promove de uma forma mais descontraída o aprendizado para os alunos, trazendo convidados para tirar suas dúvidas no âmbito da comunicação. 

Com o tema principal “Desenvolvimento de softs skills para o mercado”, a 4ª edição do TalkCom convidou a CEO e especialista em carreiras, mestra Fernanda Verdolin para bater um papo e tirar as dúvidas dos alunos sobre o assunto. “Não é ficar esperando a vaga cair no colo, mas de fato ir atrás da vaga. Buscar criar a sua oportunidade e não esperar que ela bata na sua porta”, destaca.

Ao longo da programação os alunos foram incentivados a destacar a sua melhor versão. Foto: AICOM

Aprendizagem para o futuro

Ao longo da palestra, a Fernanda Verdolin apresentou aos alunos presentes que as soft skills e hard skills são componentes essenciais para o sucesso no mercado de trabalho e destacou a importância de saber identificar seus potenciais e elevar seu patamar profissional. “Lembre-se: o trabalho é onde você vai passar a maior parte do seu tempo, não pode ser desperdiçado, tem que ter significado e sentido”, afirma.  

A programação também contou com um momento especial reservado para homenagear as professoras. Com a chegada do mês da mulher, nada mais importante que agradecer o papel fundamental que elas desempenham na formação dos alunos.

Para o aluno Jheymisson Santana, do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, o tema abordado no TalkCom mostrou a necessidade de manter um olhar curioso e aberto, mesmo para tópicos já familiares, como soft skills. Ele ressaltou a valorização da diversidade de perspectivas e a criatividade na abordagem desses temas, destacando que sempre há algo novo para aprender e descobrir, mesmo em assuntos aparentemente conhecidos. 

Jheymisson compartilha sua própria experiência de autoconhecimento e descoberta pessoal durante os eventos. Ele enfatiza a relevância desses momentos para a preparação e aprimoramento no mercado de trabalho. “Eu acabei de descobrir um perfil sobre mim, e ele é importante para a descoberta dentro do mercado”, compartilha. 

Oportunidade de crescimento

A apresentação da Agência Integrada de Comunicação e Marketing (AICOM) do UNASP para os alunos mostrou como eles podem ter uma experiência de imersão real no universo da comunicação. Através de projetos práticos, colaboração com profissionais e workshops, os estudantes poderão desenvolver habilidades e ampliar sua visão de trabalho.

Segundo o diretor de comunicação do UNASP, Maurício Lima, a agência, além de ajudar na criação da experiência do aluno na sua área de estudo, também se tornou relevante para o UNASP pelo seu desempenho e a ajuda de crescimento para a empresa. “Hoje a AICOM, além de oferecer essa experiência para o aluno, está ligada diretamente nos processos e demandas relacionadas à comunicação do UNASP”, cita.

A AICOM tem cerca de 100 pessoas em seu time. Foto: AICOM

Objetivo da programação

O TalkCom foi criado com o intuito de contextualizar os alunos no início de cada semestre. O programa traz as informações básicas sobre o curso, incluindo sua dinâmica e atividades extracurriculares, aborda o tema central que vai complementar as aulas e apresentar a AICOM e sua estrutura de prática profissional aos alunos, disponibilizando informações sobre as oportunidades disponíveis e o processo de participação.

A coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, Sâmela Lima, enfatizou a importância de uma perspectiva abrangente sobre as exigências do mercado de trabalho, destacando a necessidade de prática profissional. “O objetivo é apresentar como podemos desenvolver a nossa carreira para além do técnico que aprendemos no dia a dia”, destaca a coordenadora.

A professora Sâmela aponta que os alunos devem se preparar tanto do ponto de vista técnico quanto pessoal, pois é isso que o mercado busca atualmente. “Tentamos proporcionar isso para além da sala de aula, mas aqui é um momento a mais que a gente quer oferecer para que os alunos compreendam que eles precisam ir explorar oportunidades”, ela complementa.

Veja todas as fotos aqui.

Aula magna dos cursos de Comunicação e Jornalismo, em formato de talk show, une seus alunos e aborda temáticas como soft skills e hard skills para o mercado de trabalho atual.
TalkShow vira formato principal da aula magna dos cursos de comunicação. Foto: AICOM

Veja mais