Acontece no UNASP

Cursos de Graduação do UNASP alcançam boas avaliações no Guia do Estadão

Os cursos de Graduação do UNASP em Ciência da Computação (SP), Pedagogia (SP e EC), Enfermagem (SP), Educação Física (SP e HT), Fisioterapia (SP), Música (EC), Tradutor e Intérprete (EC), Ciências Contábeis (HT) e Arquitetura e Urbanismo (EC), alcançaram a nota de 4 estrelas no Guia da Faculdade, do jornal O Estado de São Paulo […]

Texto: Aira Annoroso

Os cursos de Graduação do UNASP em Ciência da Computação (SP), Pedagogia (SP e EC), Enfermagem (SP), Educação Física (SP e HT), Fisioterapia (SP), Música (EC), Tradutor e Intérprete (EC), Ciências Contábeis (HT) e Arquitetura e Urbanismo (EC), alcançaram a nota de 4 estrelas no Guia da Faculdade, do jornal O Estado de São Paulo (Estadão).

Para o a Profa. Dra. Silvia Quadros, diretora de Graduação do campus São Paulo, “essas notas são o reconhecimento de que os cursos do UNASP têm cumprido sua missão de ‘educar nos valores bíblicos-cristãos para um viver pleno e para a excelência no servir’, visto que os cursos foram avaliados em vários itens acadêmicos e de contribuição social por meio de seus projetos de extensão”, afirma. “Avaliações são sempre bem-vindas. Elas servem para sinalizar o caminho de nossa caminhada na manutenção da excelência acadêmica. Então as avaliações do MEC e de outros órgãos são importantes para o UNASP”, completou o pró-reitor acadêmico do UNASP, Prof. Dr. Afonso Cardoso.

COMO FUNCIONAM AS AVALIAÇÕES DO GUIA

As instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) são convidadas pelo Guia para realizarem o cadastro dos seus cursos e se submeterem às avaliações. Os requisitos para que esses cursos sejam avaliados são: ter a titulação de bacharelado e licenciatura, e ter pelo menos uma primeira turma de alunos formados.

Quando a instituição oferece alguns cursos iguais em cidades diferentes – como é o caso do UNASP – estes são avaliados de forma separada. Se fossem cursos iguais na mesma cidade, apenas o mais antigo seria avaliado.

Informações utilizadas

Os coordenadores dos cursos cadastrados preenchem um questionário apresentando características que envolvem: projeto pedagógico (proposta de ensino), corpo docente (perfil dos professores) e infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).

Avaliadores e notas

Mais de 9 mil docentes voluntários do Ensino Superior no Brasil se cadastram para atuar como avaliadores. Segundo o Guia, eles são acionados para dar notas apenas para os cursos das suas áreas de formação e da mesma região onde trabalham. 6 professores avaliam cada curso, através das informações supracitadas.

Resultado final

A maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2020 é a média das notas intermediárias restantes O resultado numérico de 2020 (com peso 2) é somado ao resultado numérico do ano anterior (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso.

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:

• entre 5 e 4,50 – 5

• estrelas menor que 4,50 a 3,50 – 4

• estrelas menor que 3,50 a 2,50 – 3

• estrelas menor que 2,50 – não estrelado

Veja mais