Dia de tornar público
Essa quinta, 04 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial da Propaganda. O dia é marcado desde 1936, quando foi realizado o 1° Congresso Sul-Americano de Propaganda em Buenos Aires, Argentina.
Texto: Redação
Essa quinta, 04 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial da Propaganda. O dia é marcado desde 1936, quando foi realizado o 1° Congresso Sul-Americano de Propaganda em Buenos Aires, Argentina. A partir de então, comemora-se nessa data o Dia Pan-Americano da Propaganda. Nos anos 1970, passou a ser chamado de Dia Mundial da Propaganda.
“Propaganda, hoje na sociedade, é o segmento entre o Marketing e os clientes. É um pedaço do grande cenário de produção e de consumo, onde as pessoas são informadas, seduzidas e motivadas a fazer alguma coisa”, explica Martin Kuhn, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Unasp-EC e doutor em Comunicação.
A propaganda se tornou muito importante em nossa sociedade porque vivemos em uma sociedade de consumo, em um país de economia livre. Pessoas produzem, outras pessoas compram, e isso é o que move todo o sistema.
O aspecto ético dentro do universo da propaganda é muito discutido. “Quem engana, tem que pagar por isso. Tem questões sociais cruciais envolvidas”, ressalta Kuhn. Exemplo disso são as propagandas de cigarro, bebida alcoólica e alimentos que contribuem para a obesidade.
A respeito da diferença entre Publicidade e Propaganda o coordenador conta que, hoje, pode-se considerar sinônimos. Já o Marketing “é uma tarefa mais estratégica que está dentro da empresa, das grandes corporações, que organiza o fluxo de produção e de uso dos bens de consumo. É ele quem cria produtos, que melhora produtos, que cuida do atendimento ao cliente, da satisfação dele”, conclui Kuhn.
No Unasp-EC, o curso de Publicidade e Propaganda forma a 12ª turma em 2014.