EAD Adventista promove I Encontro Anual de Professores
Com o tema "Privilégio e Responsabilidade", o encontro reforçou o compromisso com a qualidade educacional.
Texto: Príscilla Melo | Edição: Victor Bernardo
O UNASP promoveu o I Encontro Anual de Professores da Educação Adventista a Distância, com o tema “Privilégio e Responsabilidade”. A reunião ocorreu no dia 28 de janeiro, no campus Engenheiro Coelho e contou com palestras e atividades em grupo que reforçaram o compromisso com a qualidade educacional e a missão cristã.

De acordo com o diretor de graduação da EAD Adventista, Waggnoor Kettle, o encontro teve como objetivo integrar o grupo de docentes, considerando que atuam em locais distintos, promovendo interação a fim de se conhecerem pessoalmente e trocarem ideias durante o evento. Ele explica que uma das intenções da reunião foi promover o sentimento de pertencimento, para que os professores encarem sua presença na EAD como “um privilégio e uma responsabilidade por fazerem parte da grande missão que é educar para salvar”.
Acolhimento e fortalecimento
A docente Lídia Vaz aponta que o momento foi fundamental para o fortalecimento da identidade institucional e da qualidade acadêmica. Para ela, o encontro presencial entre professores e a troca de experiências, promoveu acolhimento e fortalecimento de vínculos.
“Foi maravilhoso conhecer os professores que atuam nos diferentes cursos da EAD Adventista. Quando estamos alinhados, conseguimos oferecer aos estudantes uma experiência mais organizada, humana e de maior qualidade”, afirma.
Segundo Lídia, a oferta de cursos a distância no UNASP é extremamente relevante porque amplia o acesso e permite que mais pessoas estudem sem abrir mão da sua rotina e dos compromissos que já têm. Em sua função, ela percebe o quanto a EAD Adventista possibilita a inclusão, flexibilidade, autonomia e oportunidades reais de aprendizagem, permitindo que cada estudante avance na formação acadêmica respeitando seu próprio ritmo e contexto de vida, sem perder a qualidade e os valores que marcam a educação do UNASP.
Metas da EAD para 2026
O diretor Waggnoor Kettle destaca as principais metas e expectativas da EAD para 2026, dadas as mudanças decorrentes do Marco Regulatório do Ministério da Educação (MEC). Segundo Kettle, a partir deste ano, ajustes de natureza regulatória que repercutem na área acadêmica e no operacional de oferta dos cursos em andamento, serão feitos. A Licenciatura em Pedagogia, por exemplo, passa agora para o formato semipresencial.
“Temos este ano para atuarmos na transição de outras exigências do Marco, bem como em função do Processo Avaliativo Externo. São desafios, mas a instituição tem apoiado fortemente a EAD Adventista e temos a convicção de que Deus é o grande comandante dessa embarcação educativa”, ressalta.
O professor Fernando Celso de Campos também compartilhou suas expectativas para o ano letivo. “Minha principal meta neste ano é oferecer algo que crie um efeito surpreendente nos alunos que passarem pelas minhas aulas síncronas, com um viés de que eles sejam despertos para o mercado prático em que atuarão, destacando cases e melhores práticas para isso. Será um ano de muitos desafios, espero enfrentá-los com todo o empenho”, salienta.