UNASP Ciência - Notícias

Encontro Nacional de Inovação e Ciência abre inscrições para a edição de 2022

O programa, que tem a participação do UNASP, busca promover a divulgação científica.

Texto: Victor Bernardo | Edição: Ana Clara Silveira

O Encontro Nacional de Inovação e Ciência (ENAIC) da Educação Adventista abriu nesta segunda (19) as inscrições para a edição de 2022. O evento acontecerá de maneira remota entre os dias 04 e 06 de novembro. Além do UNASP, o ENAIC conta com a participação de outras quatro instituições adventistas de ensino superior: Faama, Fadba, Fadminas e FAP.

Inscrições e submissão de trabalhos

As inscrições para o ENAIC devem ser feitas pelo portal Even3, onde encontram-se as orientações a respeito da submissão das diferentes modalidades de trabalhos. Além disso, mais informações a respeito do programa e documentos necessários para a submissão de trabalhos, estão disponíveis no site UNASP Ciência.

O evento é pensado tanto para aqueles que desejam submeter algum trabalho acadêmico, quanto para os que apenas se interessam pelo tema e querem participar como ouvintes. No caso das submissões – que podem ser de trabalhos simples, resumos expandidos ou TCCs – a data limite é 10 de outubro. Os ouvintes, no entanto, podem se inscrever até o dia 04 de novembro.

Objetivo do Evento

O ENAIC da Educação Adventista conta com a participação de cinco instituições adventistas de ensino superior do Brasil. Além de promover a interação entre seus estudantes, pesquisadores e demais pares, o evento visa a divulgação da pesquisa e da inovação realizada nessas instituições.

De acordo com a coordenadora do Escritório de Apoio ao Pesquisador do UNASP, Jéssica Frade-Guanes, “o principal objetivo é compartilhar o conhecimento que os alunos têm produzido”.

“O ENAIC ajuda a divulgar os trabalhos acadêmicos, resultados de projetos de iniciação científica e os trabalhos de conclusão de curso”, completa.

O ENAIC proporciona aos alunos não apenas a possibilidade de divulgar seus trabalhos, mas também a interação com colegas de outras instituições. Esse aspecto é essencial, visto que a troca de experiências fortalece a pesquisa científica.

“Além de aumentar o conhecimento, e ter a oportunidade de mostrar para as pessoas o seu trabalho, o aluno ainda pode conhecer pessoas que trabalham em projetos semelhantes e ampliar a rede de contatos”, reforça Jéssica.

Experiência dos alunos

O estudante de Rádio e TV Denisson Contardi, que participou do evento em 2021, destaca a experiência de estudar temas à sua escolha. Ele valoriza, ainda, a oportunidade de se conectar com mais professores, ampliando sua rede de contatos. “Foi interessante poder participar de palestras com pesquisadores que vivem disso, além de poder acompanhar as pesquisas realizadas por colegas de todos os cursos do campus”, completa.

Lívia Souza, estudante de música, também participou da edição de 2021 do ENAIC. Ela valoriza a oportunidade de ter contato com a comunidade científica, e identifica benefícios para a continuidade do curso. “Todo aluno precisa desenvolver a pesquisa em algum momento, então é ótimo ter contato com isso. Eu já vejo os frutos no desenvolvimento do meu TCC”, completa.

Pela primeira vez, todas as instituições adventistas de ensino superior estão participando do evento.

Veja mais