Acontece no UNASP

Encontro de Coordenadores foca em dados técnicos para decisões acadêmicas

O 23º Encontro de Coordenadores do UNASP trouxe como tema as novidades e possibilidades dos sistemas de gerenciamento técnico para tomada de decisão.

Texto: Mairon Hothon

Docentes e assessores institucionais do Centro Universitário Adventista de São Paulo participaram na manhã desta quinta-feira (05/11) do 23º Encontro de Coordenadores do UNASP. O evento que aconteceu no auditório da reitoria teve como público-alvo àqueles que trabalham diretamente com a organização e liderança dos cerca de 40 cursos de graduação da instituição, os coordenadores de curso.

Com foco na oficina “Tomada de Decisão Naseado em Dados”, ministrada pelo presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenador de Garantia de Aprendizagem, Edilei Lames, o evento apresentou aos professores as novidades e as possibilidades que os sistemas de gerenciamento acadêmico podem trazer aos processos de gestão local. Com momento teórico e oficina prática, cada professor pôde entender na prática os benefícios dessas ferramentas.

“Por meio dos sistemas da CPA e do CANVAS, que é o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNASP, nós temos uma boa base de dados para que as tomadas de decisão diária, por exemplo, sejam baseadas de forma mais assertiva. Com dados de qualidade, uma análise adequada e boa interpretação do quadro, temos vantagem competitiva no atendimento ao aluno e na gestão acadêmica”, destaca o também educador e Dr. em Ciências Contábeis.

Profº Edilei Lames

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, no campus Engenheiro Coelho, Artur Sartori, o acesso à essas ferramentas contribuem e trazem novas perspectivas ao trabalho de cada educador que está próximo do aluno.

“Isso vai facilitar bastante o nosso trabalho, principalmente porque vamos encontrar as informações em um mesmo ambiente. Um processo que facilita o trabalho do coordenador e torna as relações com o aluno mais próxima, porque eu vou poder conhecer e entender a necessidade do discente antes mesmo dele ir à minha sala, basta eu procurar pelo nome dele no sistema que terei a ficha completa”, comenta o professor Dr. em Engenharias de Estruturas.

Reconhecimento pela dedicação e esforço

Durante a manhã, o reitor do UNASP, Dr. Martin Kuhn reforçou a visão da instituição em se tornar uma Universidade até 2030 e agradeceu o empenho de cada pessoa neste ano, que foi atípico e precisou de tanta adaptabilidade no setor educacional.

“Se não fosse a segunda, terceira e quarta milha de cada coordenador, não teríamos conseguido oferecer ao aluno uma estrutura de qualidade e sem prejuízos de dias letivos aos nossos alunos, já que tivemos que nos adaptar ao modelo remoto de ensino”, afirmou o reitor em suas palavras públicas.

E como forma de materializar o esforço desse grupo de funcionários, além de um troféu simbólico da campanha UNASP ON (campanha que materializou o momento das aulas virtuais), o grupo dos docentes da instituição ganhou 10 dias de recesso adicionais às férias. Agora, o recesso de verão será do dia 16/12/2020 a 26/01/2021, já às aulas do próximo ano vai começar dia 17 de fevereiro.

Veja mais