Acontece no UNASP

Curso de Engenharia de Produção promove visita técnica à fábrica da Kit Kat

Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática os conhecimentos adquiridos em aula.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Ana Clara Silveira

Os alunos de Engenharia de Produção do UNASP campus Engenheiro Coelho tiveram a oportunidade de visitar a fábrica da empresa Kit Kat na quinta-feira (17). A visita técnica teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o processo produtivo já aprendido em sala de aula.

A empresa visitada é uma das poucas brasileiras que usam o sistema 5.0, o que representa uma evolução na indústria. O coordenador do curso Lucas Barboza entende que é necessário que os alunos tenham contato com essas inovações. “Queremos que nossos alunos tenham a visão dessa nova realidade com contato direto e prático, além do conteúdo disponibilizado em sala de aula”, afirma.

O coordenador ainda explica que a indústria 5.0 é uma nova abertura automação total, ou seja “é o reconhecimento de que os avanços robóticos, digitais e de automatização, bem como que o questionamento, os insights, a inovação e potencial criativo do ser humano são de igual valor no processo de fabricação”, explora o professor.

Experiência e aprendizado

A aluna do 5° período de Engenharia de Produção, Bruna Caroline de Oliveira, tirou grande proveito da visita, tendo oportunidade de realizar networking dentro da fábrica e conhecendo mais da empresa. Ela ainda acrescenta que “além do crescimento acadêmico e do networking, como já mencionado, foi bom saber que o Centro Universitário está se interessando em manter contato com empresas de grande porte, podendo servir como uma vantajosa ponte entre os estudantes e as fábricas no momento da procura de estágios”.

Além das visitas técnicas auxiliarem na escolha de carreira dos alunos, elas são uma forma de ampliar o que é aprendido em aula. Bruna ressalta que nessa visita foi possível enxergar tópicos vistos anteriormente e sua aplicação na prática, como sequenciamento de operações, tipo de layout, métodos de processo e estoque.

Tendo como lema “não há nada que não possa ser melhorado”, o curso de Engenharia de Produção, através dessas visitas, oferece aos alunos a oportunidade de interesse em grandes empresas e, principalmente, em sua melhoria. “Ao conhecer uma fábrica tão desenvolvida estrutural e tecnologicamente, ficamos idealizando como seria trabalhar em uma empresa dessa magnitude, pois desejamos explorar as ferramentas e possibilidades dentro de uma fábrica que está aberta ao crescimento e inovação”, complementa Bruna.

O curso continua investindo na experiência profissional dos alunos e já agendou outras visitas técnicas em empresas renomadas e referências de mercado, como: Arcellormital , Natura, Sylvamo, Supply Service e Itaipu. A expectativa é aproximar ao máximo os estudos da sala de aula da experiência prática.

Alunos conhecem processo de produção da Kit Kat.

Veja mais