Blog do UNASP

Saiba como dar um start na sua vida profissional

Se organizar para construir uma vida profissional pode ser uma boa coisa para seu futuro, já que com um bom plano você pode construir sua vida bem próximo do que você deseja. A questão é que também pode ser uma tarefa intimidadora quando você é levado a refletir sobre algo que até então, nunca havia te preocupado.

Que tal umas 10 dicas simples para que você possa se sentir melhor com relação ao seu projeto de vida profissional?

Creio que como você, nesse momento, pode estar numa graduação, ou procurando fazer alguma coisa para se consolidar no mercado, esse pequenino manual vai ajudar, então vamos nessa.

Reconheça seus valores

Princípios são o começo de tudo, pois são a base de sua conduta e é por aí que começa sua primeira avaliação frente a alguma oportunidade do mercado. Alinhar sua carreira com seus princípios, além do mais, te leva a plano de satisfação com o trabalho que você faz, tornando-o sempre um profissional cada vez melhor.

Saiba e use seus pontos fortes

Seus pontos fortes são uma estratégia a seu favor. É mais prazeroso você desempenhar uma tarefa que seja seu ponto forte do que ficar em linha de compensação com suas fraquezas (obviamente), sendo assim, aproveite a deixa e deixe-se levar por seus talentos.

Viva suas paixões

Se você tem uma paixão, e tem desejo de fazer dela sua carreira, faça! É mais fácil você fazer bem algo que você gosta muito de fazer. Se você não sabe quais suas paixões, observe-se e entenda se algo foi abafado em você por algum julgamento ou crítica boba. Às vezes ficamos tão imersos em nossas paixões que não analisamos as superfícies. Jogue fora qualquer preconceito desnecessário.

Ponha suas habilidades para funcionar

Pense aqui nos momentos que você foi bem-sucedido ao executar uma certa tarefa, identifique o que te diferencia para chegar ao resultado. Isso é habilidade… pare e reflita também no que você pode usar essas habilidades identificadas.

Descubra de quanto dinheiro você precisa nos custos de vida

Entrar no mercado de trabalho ou mudar de carreira requer de você que saiba quanto vale o seu trabalho e o que você precisa para ficar satisfatoriamente integrado com ele. Faça uma planilha realista sobre seus custos/ estilo de vida e pense quanto você precisa gerar para mantê-lo e aprimorar suas relações com aquilo que o mercado exige.

Planeje

Nunca deixe de pesquisar diferentes cenários de carreira para analisar onde se encaixam seus valores, talentos, pontos fortes, paixões e habilidades. Defina ainda quanto de dinheiro precisa para ter a cabeça bem. A partir disso enumere carreiras que se aplicam a esse conjunto. Avalie também rotina, se possível como tende a ser o ambiente de trabalho e faça planos semanais, mensais e trimestrais.

Flexibilidade é uma das chaves

Em todas as carreiras, sempre há uma gama de possibilidade em determinadas áreas. Não deixe de experimentar novas experiências para tentar descobrir o que mais gosta. Participe de algum comitê ou se possível, trabalhe voluntário algumas horas em uma instituição bem-organizada, uma ONG. Concentre-se sempre em todas as suas aulas A média pesquisada por empresas é que um profissional passa por um ou dois empregos antes de achar sua definitiva vocação. Todos eles de certa forma pensam em pós-graduação ou uma segunda graduação.

Faça networking

O segredo da construção de uma carreira bem-sucedida é que as melhores oportunidades surgem porque alguém que lhe conhece e acaba por identificar que você é a pessoa certa para determinado trabalho. Por isso o networking é tão importante na construção de uma carreira sólida. Demonstre sempre que você é relevante e que tem algo a contribuir! As pessoas estão sempre à procura de talentos os grandes executivos já foram iniciantes como você.

Crie uma rede de suporte

Procure pessoas que entendem sua situação ou são uma influência positiva. Junte-se a um grupo de suporte ou crie o seu próprio com amigos com ideias semelhantes. Nessas horas, muitas vezes é bom ter até um coach, dependendo do seu grau de dificuldade. Evite sempre pessoas negativas. Crie um grupo de positividade ao seu redor.

Seja acolhedor com você mesmo

Construir uma vida profissional de qualidade é uma tarefa árdua, então seja bom consigo mesmo. Divirta-se e não deixe de ter atividades de lazer para fazer você se sentir bem. Tenha um diário ou uma lista pessoal de tarefas as quais você se saiu bem. Procure tentar dar um “tchau” a  pensamentos negativos, tenha um mantra ou pensamento afirmativo e positivo que possa lembrá-lo do seu melhor. Pratique para que seja este tipo de atitude otimista um hábito em sua vida.

E se você acredita que uma instituição educacional também colabora para dar mais lastro a todas essas dicas úteis, o UNASP tem o curso de graduação ou pós-graduação necessária a seu projeto de vida. Acesse nosso site[DG1]  e confira! Sempre bom falar com você!


 [DG1]www.unasp.br

Deixe um comentário

Veja também