Acontece no UNASP

Ensino Superior inicia o semestre com Aulas Híbridas

Ensino Superior do UNASP começa o semestre com projeto de aulas híbridas.

Texto: Glória Barreto

As aulas híbridas atendem os alunos na modalidade presencial e on-line, respeitando as orientações e protocolos de saúde.

Na noite de ontem, 17 de março, o UNASP Hortolândia recebeu presencialmente os novos alunos do ensino superior para uma aula inaugural que foi seguida por uma reunião dividida por cursos e ministrada pelos coordenadores. Os alunos veteranos também tiveram aulas, porém, elas aconteceram na modalidade on-line. Tal acolhida dá o “ponta pé” inicial ao semestre letivo da graduação, que volta com aulas híbridas aos alunos, seguindo os protocolos estaduais de prevenção a COVID-19.

O diretor da graduação, Carlos Ferri afirmou que as medidas preventivas para proteger alunos e professores já foram estabelecidas e todo corpo docente está feliz com o retorno das aulas e pelo reencontro com os alunos.  “O UNASP está preparado para receber seus alunos, razão de nossa existência! Assim, juntos, faremos um novo normal, lembrando que, o UNASP é não só graduação que se limita ao tempo de permanência no curso escolhido, mas é uma experiência para vida”, declarou Ferri.

Diretor da graduação, Carlos Ferri, falando para os novos alunos do Ensino Superior.

Aulas híbridas para graduação

A partir da semana que vem, dia 22 de março, as aulas presenciais da graduação recomeçam, com até 35% dos alunos em sala de aula, enquanto o restante da turma continua acompanhado as aulas on-line, pela plataforma zoom. Os coordenadores dos cursos organizaram um sistema de rodízio de alunos, desta forma, todos alunos terão no mínimo um dia de aula presencial na semana.

Neste novo formato, os professores estarão dando aulas presenciais no campus que serão transmitidas ao vivo, através de câmeras e microfones instalados na sala de aula. Esse novo modelo recebe o nome de aula híbrida, por incluir a modalidade presencial e on-line.

Essa porcentagem de alunos presentes incluí quase todos os cursos de graduação do UNASP Hortolândia, com exceção do curso de psicologia, que poderá oferecer aulas presenciais diariamente, conforme decreto estadual.

Aulas práticas presenciais

Outra novidade para o semestre letivo se refere exclusivamente às aulas práticas que serão presenciais para 100% dos alunos. No UNASP Hortolândia essa determinação inclui algumas disciplinas dos cursos de educação física, engenharia de produção e sistemas de informação.

Tal possibilidade agradou os alunos que a quase um ano não têm aulas práticas no campus por causa da pandemia. “Semestre passado tivemos aulas práticas como natação, handebol, futebol on-line. Não foi uma experiência agradável. Nós que somos do curso de educação física, ter certas aulas em casa é uma dificuldade”, descreveu a aluna Tayná Teodoro, que cursa o 5º semestre do curso de educação física.

Sobre os próximos meses a animação e positividade da aluna e refletem as expectativas de muitos alunos e professores. “Mesmo sendo uma presença parcial, vamos poder aproveitar melhor o nosso curso. Daqui pra frente, com fé em Deus, estamos torcendo para que as coisas só melhorem”, concluiu Tayná.

Veja mais