Equipe de tênis do UNASP acumula pódios em 2025
Os atletas sonham em sediar uma rodada da competição no campus Engenheiro Coelho no próximo ano.
Texto: Príscilla Melo | Edição: Gabrielle Ramos
A equipe de tênis de mesa do UNASP campus Engenheiro Coelho fechou a temporada de jogos com o troféu de terceira melhor equipe de 2025, entre mais de cinquenta grupos que participaram da Taça Davis. Além disso, três atletas da equipe foram considerados os melhores do ano, nas categorias sub-11,15, e veteranos a partir de 17 anos.

Entre os classificados, o jogador Daniel Gimenes, conquistou o sétimo lugar na categoria v70. Ele conta que quase ficou de fora da última rodada, pois estava marcada para o sábado. Mas, depois da intervenção do treinador, que solicitou a mudança para o domingo, pode competir e se tornar o campeão paulista da rodada.
Experiências no tênis de mesa
O jogador Pietro Alfieri conta que participar da categoria Sub-15 e competir nos ratings E, D, C e B foi uma experiência muito positiva, pois demonstrou sua evolução e o classificou entre os atletas com melhor nível técnico do torneio. ‘‘É o esporte que pratico ao lado das pessoas que eu amo, obtendo valores como determinação e disciplina. É onde eu me desligo do resto das coisas para focar no esporte, posso cansar o corpo para descansar a mente’’, enfatiza.
Assim como ele, o atleta Luiz Gabriel afirma que o tênis de mesa é mais que um esporte, pois é uma forma de se comunicar com várias pessoas, que nunca conheceria se não fosse pelo esporte.
O treinador e professor da equipe, Walter Quiaper, diz estar feliz com a evolução dos resultados e com o trabalho desenvolvido até aqui pela equipe, que se mantém entre os melhores da liga.
Benefícios da prática esportiva
Camila Patterson, mãe de atletas que estão competindo, relata os benefícios que os filhos têm experimentado com a prática. ‘‘O tênis de mesa é um esporte de raciocínio rápido e muita agilidade, meus filhos tem se beneficiado muito desse esporte. Nessa época onde temos tantas distrações tecnológicas, vejo que a prática de um esporte como tênis ensina a socializar, melhora a coordenação motora, evita o sedentarismo, ensina a ganhar e perder e a se esforçar para ter bons resultados’’, afirma.
Atualmente os atletas se preparam para o Campeonato Brasileiro que ocorrerá em Blumenau, Santa Catarina. Nesta competição, os jogadores poderão subir de nível no ranking nacional. No próximo ano, a equipe sonha em sediar uma rodada no campus.