Cultura e Ciência

Escola NIFE promove palestra sobre cristianismo à luz do marxismo

A escola NIFE (Núcleo de Integração, Fé, Ensino e Aprendizagem) do UNASP promoveu no domingo (18), uma palestra aberta sobre filosofia, marxismo e religião. A temática foi regida pelo historiador e doutor em teologia, Fábio Darius. O encontro aconteceu via zoom, e contou com a presença de alunos e docentes interessados. Com a grande disseminação de […]

Texto: Bruna Moledo | Edição: Theillyson Lima

 Palestra buscou exemplificar marxismo e sua relação com a crença cristã

A escola NIFE (Núcleo de Integração, Fé, Ensino e Aprendizagem) do UNASP promoveu no domingo (18), uma palestra aberta sobre filosofia, marxismo e religião. A temática foi regida pelo historiador e doutor em teologia, Fábio Darius. O encontro aconteceu via zoom, e contou com a presença de alunos e docentes interessados.

Com a grande disseminação de opiniões e afirmações falsas relacionadas ao marxismo, a palestra teve como objetivo incentivar o pensamento reflexivo e instruir  os ouvintes. Ela foi estruturada e dividida em dois segmentos. No primeiro momento, o professor Darius realizou a leitura de seu artigo “O cristão e a revolução”, publicado na última edição da revista “Ministério”. 

O texto foi a matéria de capa da revista, e serviu de base para a discussão. Logo em seguida, no segundo momento, Darius conferiu com o público algumas fontes relacionadas. Fontes essas como o próprio Marx, historiadores e pesquisadores da área. Também citou algumas questões e tópicos relativos à publicação lida.

Além de apresentar as origens do marxismo, o professor Fábio Darius também deu aos ouvintes as ferramentas necessárias para articularem seu próprio pensamento crítico, baseado nos pilares do cristianismo. Segundo ele, o objetivo final foi “levar as pessoas à um conhecimento maior e mais aprofundado a respeito desse tema, para que possam à luz da bíblia e à luz do espírito de profecia, fundamentar a sua própria cosmovisão, e não dar vazão àquelas ideologias que não fazem sentido em razão do texto sagrado.”

O docente também afirmou que “a importância de debater esse tema, é basicamente fomentar aos nossos membros e comunidade acadêmica, mais informações e fontes sobre esse assunto, para que eles não caiam nas fake news.”

Para o pastor Sérgio Klein, um dos ouvintes da palestra, o tema foi de grande relevância e extremamente enriquecedor. “Traz para a gente uma discussão que é cada vez mais presente. Essas questões que envolvem o marxismo têm se apresentado bastante”, completou.

 O artigo “O cristão e a revolução” fez abordagem profunda e certeira à respeito do cristianismo à luz do marxismo

Segundo Klein, o assunto foi tratado e discutido de forma ideal. “Foi muito bem apresentado, de uma maneira muita rica e com uma profundidade muito grande pelo professor Fábio Darius, inclusive citando vários autores de extrema relevância e as suas visões a partir daquilo que Marx fazia, contrastando com o cristianismo” disse ele. 

ENTENDA O NIFE

Programações como essa, fazem parte da proposta da Escola NIFE, cujo objetivo é promover a excelência da Educação Adventista, em todos os níveis acadêmicos e em todas as áreas do conhecimento. As abordagens são feitas a partir de uma perspectiva bíblico-cristã, e os espectadores são convidados a formar as próprias opiniões, e aplicar os conhecimentos adquiridos em seus objetivos pessoais.

Veja mais