Escritório modelo de Direito é homenageado pela Câmara por serviço à comunidade
A Moção de Congratulações e Aplausos reconheceu o atendimento jurídico gratuito prestado à população em parceria com a Prefeitura de Engenheiro Coelho.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu, nesta segunda-feira (22), uma Moção de Congratulações e Aplausos pelo trabalho desenvolvido pelo escritório modelo do curso de Direito. A homenagem foi proposta pela vereadora Bruna Campos e pelo presidente da Casa, vereador Guilherme Machado, e entregue ao diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, à coordenadora do curso, doutora Ivelise de Matteu, e ao supervisor do núcleo de prática jurídica, Kensley Vasconcelos.

A homenagem reconhece o trabalho realizado pelo escritório modelo, conhecido como Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que oferece atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda de Engenheiro Coelho. Fruto de uma parceria entre o UNASP e a Prefeitura Municipal, o projeto atua em demandas de direito de família, consumidor, direito civil e contratos, levando orientação jurídica a pessoas que muitas vezes não teriam condições de custear esse tipo de serviço.
A equipe do NPJ é formada por um advogado supervisor e onze estagiários, e os atendimentos acontecem no CRAS do município, com transporte viabilizado pela própria Prefeitura.
Acesso à justiça e dignidade
Para a vereadora Bruna Campos, que é aluna de Direito e já atuou como estagiária do NPJ, o trabalho desenvolvido pelo núcleo tem ampliado o acesso da população aos seus direitos, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, ela propôs a homenagem ao projeto. Para ela, essa foi uma forma de retribuir o que o escritório representa para a cidade. “Quando você tem acesso à justiça, é isso que você tem: dignidade. Então nada mais justo do que nós, como legisladores do município, homenageá-los”, disse.
A vereadora reforçou que o reconhecimento público é uma forma de mostrar gratidão por um trabalho feito de forma voluntária e comprometida. “Quem mais ganha é a população de Engenheiro Coelho”, destaca.
O presidente da Câmara, vereador Guilherme Machado, também aluno do curso, descreveu a iniciativa como natural diante do impacto que o projeto tem gerado. “O curso vem ajudando muito, várias famílias. Temos atendimento diário e vem beneficiando muitas famílias em situação de vulnerabilidade,” disse. Para ele, fazer parte desse momento como estudante e legislador tem um significado especial. “Sendo vereador e estudante do curso de Direito, é muito gratificante poder fazer parte de todo esse projeto”, afirma.

Serviço à população e formação profissional
Para o supervisor Kensley Vasconcelos, o escritório modelo cumpre um duplo papel, de servir à comunidade e formar os alunos. “O escritório é um laboratório onde os alunos aprendem na prática o que é o direito, a forma de se advogar, com o estágio em casos reais de família, pensão e divórcio”, explicou. Segundo ele, isso garante que os estudantes saiam da faculdade com experiência concreta. “Os alunos têm esse privilégio de sair da faculdade sabendo como advogar”, pondera.
O diretor geral destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho construído coletivamente ao longo do tempo, partindo da coordenação do curso e da liderança do escritório modelo. Para Ferri, a parceria com o poder público é estratégica para que a universidade cumpra sua função de extensão. “Quando o poder público vê na instituição uma forma de parceria, isso abre portas. O município abre as portas, a instituição vai até a comunidade e atende a população de uma maneira que, muitas vezes, o município não tem condições de fazer sozinho”, avalia.
Parceria que vai além do curso de Direito
O prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco, também aluno do curso, esteve presente na sessão e destacou o alcance da parceria entre a instituição e o município. “O UNASP leva o nome de Engenheiro Coelho para todo o nosso estado, para o país e também para mais de 34 países”, disse, acrescentando que a relação vai além do NPJ. Segundo ele, novos projetos estão em planejamento, incluindo um escritório modelo para o curso de Psicologia. “A gente está unindo o útil ao agradável, servindo o próximo e fazendo uma cidade cada vez melhor”, reforça.

A coordenadora Ivelise de Matteu enxerga na homenagem a concretização da missão institucional do UNASP. “A comunidade enxerga no UNASP um espaço para acolhimento, amor e esperança. Quando compartilhamos a ciência e a justiça de modo equânime, estamos compartilhando a verdade também”, disse. Para ela, a moção reforça a responsabilidade de continuar promovendo essa extensão. “Enquanto coordenadora, devo possibilitar meios de oferecer à comunidade o que temos de melhor, o conhecimento da legislação, a solução de conflitos, a esperança para as famílias”, concluiu.


