UNASP Ciência - Notícias

Estudante de Ciências Biológicas participa do projeto Dino Dig

Saiba como sua paixão pela paleontologia levou, Eduardo Paniagua, a participar de escavações no Texas, contribuindo para descobertas de fósseis de dinossauros.

Texto: Thaís Fowler

Eduardo Paniagua, aluno do curso de Ciências Biológicas, participou do projeto Dino Dig, organizado pela Southwestern Adventist University (SWAU), no Texas, durante o mês de junho. Essa emocionante aventura permitiu que Eduardo explorasse seu amor pela paleontologia e contribuísse para a descoberta de fósseis de dinossauros.

O projeto Dino Dig é uma iniciativa da SWAU que visa realizar escavações arqueológicas em busca de fósseis de dinossauros na região do Texas. A universidade reúne estudantes e pesquisadores apaixonados por paleontologia de todo o país para participar dessa missão científica. A cada ano, o projeto atrai jovens entusiastas da biologia e geologia, ansiosos para se envolverem em escavações reais e expandirem seus conhecimentos.

Eduardo estava determinado a participar do projeto Dino Dig desde que soube de sua existência. Seu amor pela paleontologia o motivaram a aproveitar essa oportunidade única. “Desde que tenho memória sempre quis ser um paleontólogo. A área de estudo da natureza extinta sempre me chamou a atenção, e isso que me motivou a entrar no curso de Ciências Biológicas do UNASP”, compartilha.

Experiência pra vida

Durante sua estadia no Texas, Eduardo e os demais participantes foram imersos no mundo da paleontologia. Eles receberam treinamento especializado, aprendendo técnicas de escavação, identificação de fósseis e preservação de amostras. Guiados por renomados paleontólogos, os estudantes tiveram a chance de colocar em prática seus conhecimentos teóricos e trabalhar em escavações reais. “Além de me proporcionar muito conhecimento técnico, pude conhecer pessoas importantes na comunidade cientifica adventista, contar para eles minha trajetória e meus planos no futuro. Criar um relacionamento com pessoas com tanto conhecimento e experiência trouxe aprendizagens muito além do técnico, mas conhecimentos para a vida em geral”, conta.

Essa oportunidade enriquecedora reforçou seu desejo de seguir uma carreira na área das origens. “Esse sentimento de mistério e de esperança em achar algo raro ou importante, todos os dias, é algo incrível e para mim é algo que me faz querer continuar”, afirma. Mesmo ficando horas embaixo do sol e não sendo nada confortável ficar deitado nas rochas, no final de cada dia valia o esforço”, finaliza.

Após retornar ao seu curso de Ciências Biológicas, Eduardo espera aplicar o conhecimento adquirido durante o projeto Dino Dig em seus estudos e projetos futuros. Sua participação nessa iniciativa mostra como oportunidades como essa podem inspirar e moldar jovens cientistas, incentivando-os a buscar seus interesses e contribuir para a pesquisa e descoberta de novos conhecimentos na área da paleontologia.

Veja mais