Acontece no UNASP

Estudantes da graduação retomam atividades em 2024

A Aula Magna em todos os campi instruiu estudantes sobre aspectos emocionais e profissionais da jornada acadêmica.

Texto: AICOM

Os alunos do Ensino Superior retornaram às aulas nesta segunda (5). Os três campi realizaram uma aula magna com convidados especiais e instruções para o bom andamento do semestre e apresentação dos cursos aos ingressantes. O reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, incentivou os estudantes a buscarem a excelência nas tarefas ao longo do ano. “A formatura será o momento da recompensa”, acrescenta.

Recepção em São Paulo

A aula inaugural do UNASP campus São Paulo aconteceu no Salão da Igreja. Ela serviu como ponto de encontro para os alunos que retornaram das férias, proporcionando uma oportunidade para eles compartilharem suas experiências e percepções com os novos alunos ingressantes no campus.

Ao longo da aula, a cordenadora do curso de Pedagogia, Dayse de Carvalho, ensinou algumas formas de viver melhor o período da faculdade. “Com um equilibrio entre um comportamento passivo, assertivo e ousado, podemos passar pela jornada que a universadade nos traz. Assim, vocês serão profissionais de confiança, respeito e credibilidade”, frisa.

Além disso, após a ambientação universitária e apresentações musicais do grupo Mais Vocal e do grupo teatral Mais Jovem, o pastor Hedmur Carvalho ressaltou a importância do silêncio e do cumprimento das promessas pessoais para alcançar os maiores sonhos pessoais. Ele enfatizou que a fidelidade consigo mesmo pode levar a recompensas significativas e a experiências únicas. “O UNASP é uma experiência para a vida. Se você se comprometer com essa grande jornada, irá sair daqui como um indivíduo muito maior do que quando chegou”, conclui o pastor Hedmur.

Acolhimento em Hortolândia

A programação, realizada na Igreja do UNASP Hortolândia, contou com uma palestra realizada pela psicóloga e pedagoga Karina Girotto, além de uma ambientação universitária e apresentação musical proporcionada pelo grupo Entre Elas. Para a coordenadora do Programa de Apoio ao Discente (PROAD), Magda Araújo, a aula magna é um momento de adaptação e acolhimento aos estudantes. “Esta noite tem como objetivo iniciar o novo semestre com entusiasmo e ânimo”, acrescenta.

Rejane Aquino, de 41 anos, é aluna do terceiro semestre de Psicologia. Ela comenta que as expectativas para este ano são as melhores. “A cada semestre, o curso me surpreende a cada dia mais e me proporciona aprendizados e experiências marcantes”, afirma. Sobre o evento de ambientação universitária, ressalta que foi tão especial quanto a que participou em seu primeiro semestre, em 2023.

Gabriela Costa, uma das novas alunas de Publicidade e Propaganda, conta que já atua na área da comunicação, mas decidiu iniciar a graduação, a fim de se especializar ainda mais. “Conhecer um pouco mais sobre o curso nesta noite só aumentou minhas expectativas quanto ao UNASP, pois antes de escolher a instituição em que estudaria, pesquisei muito sobre sua reputação e grade curricular. Estou muito animada”, confessa.

Incentivo em Engenheiro Coelho

A Aula Magna do UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu o doutor César Vasconcellos que reforçou a importância do cuidado com a saúde mental no processo da graduação. Ele explica que muitas vezes “é normal viver no automático, mas viver no automático não é o melhor normal”. O doutor incentivou os alunos a se observarem e priorizarem o autocuidado.

Além do cunho acadêmico, a pastoral universitária destacou as oportunidades de missão e voluntariado. O pastor Walid Reda, responsável pelo Núcleo de Missões afirma que a experiência de dedicar parte do tempo para outras pessoas muda a percepção sobre o mundo. “Quando vivemos algo assim, servimos melhor e abençoamos os amigos do lado”, pontua.

Os alunos se mostraram motivados e ansiosos para iniciar a nova jornada. Além deles, professores e administração também evidenciaram a preocupação com a jornada do aluno e apoio aos discentes.

Veja mais