Estudantes de Teologia comemoram a trajetória até a formatura e o chamado pastoral
A maior parte da turma já recebeu o chamado para atuar no ministério pastoral.
Texto: Príscilla Melo | Edição: Thamires Mattos
O UNASP campus Engenheiro Coelho comemora, neste domingo (14), a conclusão de curso dos 40 alunos da 106º turma da Faculdade Adventista de Teologia (FAT). O momento foi celebrado na Igreja do campus, na presença de familiares e amigos dos formandos, que relembram o caminho trilhado e olham com esperança para o futuro.
O Diretor da FAT, pastor Evandro Fávero, destaca que o principal objetivo do curso de teologia é formar pastores que estejam dispostos a ir aonde Deus mandar, que apliquem a teologia no cumprimento da missão, que amem a Deus em primeiro lugar e as pessoas ao seu redor, a fim de salvá-las e discipulá-las. “Acompanhar os alunos se preparando para assumir o ministério é um privilégio, uma responsabilidade e uma alegria”, aponta.

A cerimônia contou com uma mensagem musical feita pelos formandos. Foto: AICOM.
Aprendizes no amor
O evento foi iniciado com a entrada da mesa e dos alunos formandos. Durante a cerimônia, uma homenagem com presentes foi feita pela 106º turma ao professor Evandro Fávero e as secretárias do curso de Teologia. Além dos estudantes da turma, os alunos das Pós-graduações em Teologia e Estudos Adventistas e Estudos Teológicos – Missiologia também tiveram sua colação de grau neste domingo. O formando da pós-graduação em Teologia e Estudos Adventistas Eliseu Alves enfatiza que escolheu a instituição pois o UNASP é referência na área, o que o ajudará a ter ferramentas para alcançar mais pessoas.
O formando Osvaldo Paulo foi o orador da turma. Em seu discurso, ele ressaltou que o verdadeiro teólogo não é aquele que sabe tudo sobre Deus, mas é aquele que permite que Deus transforme tudo que ele é. ‘‘Somos formandos em teologia mas acima disso somos aprendizes no amor. E o amor é a forma mais clara pela qual o mundo compreende Deus’’, salienta.
Os alunos Jonatan e Márcia Lucas foram os oradores que representaram a Pós-Graduação. Jonatan ressaltou em seu discurso que o Cristo que os envia é o mesmo que prometeu voltar. E, enquanto aguardam a volta de Jesus, seguirão a estudar, ensinar, servir e anunciar.
O início do ministério
O Diretor da Pós-Graduação em Teologia, dr. Fábio Augusto Darius, direcionou algumas palavras aos alunos. “Vivemos em tempos complexos, onde a identidade adventista e a urgência da missão transcultural nunca foram tão necessários. Vocês estudaram para não apenas repetir respostas, mas para oferecer soluções bíblicas aos dilemas contemporâneos, mantendo firme a nossa bendita esperança”, frisa.
Darius ainda anunciou o lançamento das duas novas pós-graduações: “Princípios de Adoração e Fidelidade” e “Pregação Bíblica e Evangelismo”, no ano de 2026.
Os formandos se uniram em uma só voz para louvar a Deus em um grande coral do curso de teologia, regidos pelo maestro Lineu Soares. O Pastor da Igreja do campus, Silvano Barbosa, foi o responsável pela oração de consagração dos alunos.
O Reitor do Seminário Adventista Latino Americano da Divisão Sul-Americana da IASD, dr. Jônatas de Mattos Leal, referiu algumas palavras aos formandos. “Vocês não devem buscar e orar por notoriedade no ministério, mas por utilidade, porque a notoriedade pode durar uma vida, mas o resultado da utilidade pode durar até a eternidade através da vida das pessoas que vocês impactarem”, reflete.
O Reitor do UNASP, dr. Martin Kuhn, disse as últimas palavras da manhã de formatura, destacando que os alunos da turma de 2025 estão desenvolvidos e prontos para o ministério.

Professores destacaram que os teólogos estão prontos para servir às suas comunidades. Foto: AICOM.
Um sonho realizado
O formando Luyd Kauan relata que o sentimento de concluir essa etapa é de gratidão e orgulho. Olhando para trás, ele lembra como Deus colocou em seu coração o desejo de servir em tempo integral e como o guiou até o dia da formatura. ‘‘Esses quatros anos foram um período de muito crescimento e desenvolvimento, mas ao mesmo tempo, de muita lapidação e renúncia. Creio que umas das coisas mais marcantes foi o processo de permanecer na faculdade, desenvolvi a dependência de crer que Deus proveria os recursos mesmo eu não vendo como. A colportagem foi um dos meios para esse milagre, semestre após semestre’’, conta.
A mãe de Luyd, Rosiane Vieira, afirma que ver o filho se formando em Teologia é sentir o coração transbordar de felicidade. ‘‘Olhando para trás lembro de cada oração feita, cada lágrima derramada, cada noite em que entreguei o futuro dele nas mãos de Deus. Hoje contemplar o cumprimento de mais uma promessa é motivo de gratidão’’, celebra.
Próximos passos
Luyd acrescenta que o principal aprendizado que o curso lhe trouxe foi que Deus o ama, e por muito o amar, o chamou para o salvar e o escolheu para servir. O agora pastor foi chamado pela igreja para atuar na Associação Sul Paranaense (ASP) como professor. Ele prepara o coração e a mente para esse novo desafio, ciente da influência que terá dentro e fora da sala de aula. Luyd está entre os vinte e nove alunos de sua turma que receberam o chamado previamente.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.