Impacto Social

Estudantes de Teologia participam de evangelismo no Paraguai

Alunos do quarto ano de Teologia do UNASP, Engenheiro Coelho, realizaram uma semana evangelística em várias cidades do Paraguai.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

Os alunos da Faculdade de Teologia (FAT) do UNASP realizaram uma série de atividades em uma semana evangelística no Paraguai, como visitação, pregação, preenchimento de fichas para próximos batismos e acompanhamento de cerimônias batismais. A semana ocorreu entre os dias 17 e 24 de setembro, com 28 pontos de pregação e 26 cidades alcançadas. 

Parte do evangelismo realizado.
Foram mais de 100 pontos de pregação.

O diretor da FAT, pastor Evandro Fávero, que também já foi presidente da Igreja Adventista no Paraguai, explicou que a organização paraguaia desenvolveu um planejamento chamado Projeto Macedônia, que tem o objetivo de levar pregadores de várias partes da América do Sul para contribuir em um grande empenho evangelístico. Foram mais de 100 pontos de pregação, envolvendo pastores e membros locais, pastores aposentados e convidados de outras localidades.

Desses mais de 100 pontos, 28 contaram com a contribuição dos alunos de Teologia, acompanhados dos professores orientadores Peterson dos Santos, Emílio Abdala,  Júlio César Ribeiro e do próprio diretor, Evandro Fávero.

Programação evangelística 

Foram realizadas 191 cerimônias batismais durante o evangelismo.

As programações da semana começaram no dia 17, porém, os alunos e professores viajaram a partir do dia 14 e visitaram algumas instituições da Igreja Adventista de lá, como escolas, internato, hospital e a sede administrativa da igreja. Segundo o diretor, isso contribuiu para a troca de experiências e crescimento dos alunos.

Em seguida, cada estudante foi enviado para um lugar diferente do país. O diretor explicou, também, que o Paraguai é um local que conta com muitas igrejas que compreendem a língua portuguesa, portanto, os alunos que não tinham familiaridade com o espanhol, puderam pregar nessas igrejas. 

Ao longo dessa semana, foi alcançado um número bastante significativo de pessoas interessadas no batismo. Os alunos contribuíram para este resultado por meio de visitas, convidando ao batismo pessoas que já estudavam a Bíblia, auxiliando no preenchimento de fichas batismais e ajudando em cada cerimônia batismal.

Durante todo o projeto 427 pessoas foram batizadas e nos pontos onde os alunos estiveram, realizaram 583 visitas, ajudaram na realização de 191 cerimônias batismais, 63 fichas foram preenchidas para próximos batismos e 158 pessoas tomaram a decisão de se batizar nos próximos dias.

Trabalho e imersão cultural

Sobre sua experiência de pôr em prática o que aprendeu em sala de aula, junto a um povo de cultura e costumes tão diferentes, o estudante do quarto ano, Gustavo Macário, explica: “Confesso que no início acreditei que não seria uma experiência cultural tão marcante, em virtude do país ser extremamente próximo ao Brasil. Contudo, considero que foi uma verdadeira imersão cultural para mim.” 

Segundo Gustavo, participar do Projeto Macedônia foi importante para ampliar, de forma prática, sua compreensão da necessidade urgente de se pregar o evangelho em todo o mundo. “Nisto, reside a importância de projetos semelhantes a este para os estudantes de teologia, como futuros pastores, precisamos entender que o mundo é o nosso campo missionário, e independente do local, se nele existem pessoas sedentas pelo evangelho, é nosso dever estar lá”, ressalta.

Para o graduando Luan Mól, a experiência foi muito marcante no preparo ministerial. Ele comentou que durante os quatro anos da faculdade, esta foi a primeira vez que os alunos tiveram a oportunidade de realizar um projeto evangelístico fora do país.  

“Conhecer novas pessoas e perceber a necessidade do evangelho em todos os lugares é algo que fortalece ainda mais a convicção de seguir a Deus através do ministério pastoral, nos foi oferecido um vislumbre de como será os próximos anos na obra, pois estaremos viajando para servir a Deus em diversos lugares e a pessoas de distintas culturas”, explica. 

Alunos e professores que participaram do evangelismo.

Veja mais