Notas Formatura

Formandos do UNASP campus São Paulo dão início a carreira na enfermagem

Professores se emocionam ao verem os alunos se tornarem oficialmente enfermeiros.

Texto: Príscilla Melo | Edição: Camylla Silva

O UNASP campus São Paulo celebrou a formatura da 56ª turma de Enfermagem neste domingo (14). A cerimônia ocorreu na Igreja do campus e reuniu a família e amigos dos formandos que se emocionam ao lembrar da trajetória percorrida até este momento.

O evento começou com a entrada da mesa diretiva e docentes seguidos dos formandos. Após, os alunos representantes fizeram seus discursos, no qual agradeceram aos pais, professores e a Deus. Os educadores também direcionaram palavras de homenagens aos formandos por meio de um discurso. Em seguida, o juramento foi feito e os capelos jogados.

O Diretor de Extensão do UNASP, Everson Muckenberger, apelou aos formandos o valor inestimável da educação e os incentivou a nunca pararem de adquirir conhecimento e passar isso adiante.

Relações que transformam

A coordenadora do curso de Enfermagem, Vivian Zorzim, afirma estar emocionada com a formatura pois acompanha a turma como professora desde o primeiro semestre. Ela acredita que é a mais empolgada com a cerimônia depois dos formandos. ‘‘Em 2021 eu dei toda a minha primeira disciplina para eles online, os alunos abriam as câmeras, eu via o rostinho deles e a gente acabou estabelecendo um vínculo. Estar com eles na sala de aula e vê-los crescendo durante esses anos foi muito especial’’, relata.

A professora Darlene Donda relembra com muita alegria, orgulho e gratidão os momentos que vivenciou com os estudantes e conclui que eles estão prontos para cuidar, acolher, transformar vidas por onde passarem. 

A formanda Carol Alves escolheu Enfermagem por influência do suporte que sempre precisou dar ao irmão de condição especial. Ela acredita profundamente no poder da empatia, do acolhimento e do cuidado humanizado. E encontrou na Enfermagem a oportunidade de transformar vidas todos os dias. ‘‘Saber que estou tão perto de realizar um sonho e assumir um papel tão importante na vida das pessoas, me deixa feliz e ao mesmo tempo cheia de responsabilidade. É um momento de olhar para trás, reconhecer a caminhada e me preparar com confiança para o futuro que está chegando’’, celebra.

Carol acrescenta que uma de suas memórias mais especiais da faculdade foram os estágios, nos quais os professores mostravam na prática que os alunos já sabiam ser enfermeiros. Cada orientação, palavra de incentivo e correção feita com carinho contribuiu para o desenvolvimento dos profissionais que eles estão se tornando. 

A professora Vivian Chino descreve ter sido muito gratificante acompanhar a transformação de cada aluno até se tornar enfermeiro. ‘‘Cada aprendizado, desafio superado e conquista refletiu o esforço e a dedicação de cada um. Fazer parte deste processo e contribuir para a formação de futuros profissionais marcou profundamente minha trajetória como docente. Vê-los como enfermeiros a enche de orgulho’’, destaca.

Mais que excelentes profissionais

Olhando para trás, o formando Pedro Andrade lembra que desde criança era aquele que corria para cuidar da ferida quando algum coleguinha se machucava. Quando descobriu a Enfermagem, ele entendeu que a profissão unia tudo o que fazia sentido para ele, dedicação, humanidade e propósito. Sua história com o UNASP começou desde o ensino médio, quando segundo ele, pôde ver de perto a qualidade da instituição na formação de profissionais comprometidos. Devido a isso, seguir na instituição para a graduação foi uma escolha natural para ele.

Para Pedro, o momento da formatura é um misto de emoção e realização. ‘‘Ao mesmo tempo em que me despeço do papel de estudante e estagiário, abraço a responsabilidade de ser, de fato, enfermeiro. Depois de tudo que vivi nesses cinco anos, a palavra que melhor traduz esse momento é gratidão’’, declara.

A mãe do agora enfermeiro Pedro, Simone Lopes, enfatiza que a emoção que está sentindo é difícil de colocar em palavras. ‘‘Quando olho para ele, parece que um filme inteiro passa na minha cabeça, o início, os desafios, o tempo que voou e tudo o que ele se tornou. Ele se dedicou com tanta firmeza e confiança que me surpreendeu em cada etapa. Acompanhar sua jornada foi um privilégio. O que sinto hoje é um amor imenso e um alívio bom, daquele que confirma que cada esforço valeu muito a pena’’, comemora.

Para Simone, o diferencial do UNASP é a capacidade de formar não apenas excelentes profissionais, mas seres humanos completos. Ela diz ver o quanto a instituição contribuiu para o crescimento do filho, não só na carreira, mas na vida e na forma de enxergar o mundo. De acordo com a mãe, lá entrou um menino, e de lá saiu um homem preparado, sensível e disposto a transformar o que está ao redor com pequenos gestos de cuidado e carinho.

Veja mais