Notas Formatura

Formatura de Direito comemora a conquista acadêmica de 73 alunos

Professores e alunos prestaram homenagens durante a programação e familiares, amigos e líderes da instituição presenciaram a celebração.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia realizou a primeira colação de grau do curso de Direito nesta tarde (17). A cerimônia foi realizada no auditório Arlete Afonso e contou com a presença de familiares e amigos para celebrar a conclusão de mais uma etapa educacional dos alunos.

A coordenadora do curso de Direito do UNASP campus Hortolândia, Fernanda Covolan, explica que a formatura, para os alunos do curso, simboliza o ato de tomada de posição quanto aos valores das profissões jurídicas no momento do juramento e da celebração da conquista após cinco anos de estudos.

Coordenadora do curso é homenageada em primeira formatura de Direito. Foto: Carina Marques

A realização de um sonho

O paulista José Roberto Bernardes, de 66 anos, é o primeiro dos sete filhos de seus pais. Em sua cidade natal, estudou, trabalhou, casou e teve seu filho. Desde muito jovem, José aprendeu a amar a leitura de qualquer tipo, seja livros, revistas ou jornais e, por muitas razões, não teve uma formação universitária, mas sempre houve dentro de seu coração o sonho de cursar Direito.

Em 1985, ele e sua esposa, Conceição Bernardes, se mudaram para o interior, mais especificamente em Sumaré. Essa mudança fez com que o laço que sua esposa tinha com o UNASP campus Hortolândia, onde foi interna, se reavivasse. Em 2019, inaugurou-se o curso de Direito no campus Hortolândia, dando-lhe a oportunidade de fazer parte da primeira turma de formandos, não só da instituição, mas de Hortolândia.

“O curso de Direito desta da Instituição Adventista foi exatamente o que eu sonhei: uma graduação onde os professores não transmitem apenas aspectos legais ou monetários, mas que levassem aos estudantes empatia, espírito cristão e respeito às pessoas”, enumera.

O formando acredita que Deus preparou toda sua trajetória para este momento. Segundo ele, os anos que viveu dentro da graduação o fizeram compreender que estava ali para orar e transmitir palavras de esperança e amor. “Saio deste curso com muito conhecimento acadêmico, porém, o mais importante: entendo que preciso amar a Deus e ao próximo como a mim mesmo”, acrescenta.

Um diploma de pai e filha

Pai realiza sonho ao se formar em Direito. Foto: Carina Marques

Paulo Cesar de Souza, pai de quatro filhos, vem de uma família de migrantes nordestinos que chegou no estado de São Paulo em 1967. Ele sempre teve consigo o desejo de cursar Direito, mas precisou adiar seu sonho por diversas razões. Uma das filhas de Paulo, chamada Priscila de Souza, se formou na primeira graduação em 2012 e tinha sua carreira como professora no UNASP campus Hortolândia.

Ela, que sempre se interessou pelos estudos, percebeu o desejo que seu pai tinha por se formar e juntou o útil ao agradável: começou a cursar Direito com ele em 2019. “Com o início do curso e o incentivo de minha filha não pude deixar a oportunidade passar”, revela Paulo. Ele ainda comenta que, em alguns momentos, pensou em desistir, mas com a ajuda de Deus, a parceria de sua filha e outros familiares, teve forças para realizar seu sonho.

Priscila conta que uma vez participaram juntos do concurso de debate e oratória do curso, o Águia de Haia, que envolve todos os alunos de direito. Os dois tiraram as mesmas notas e ficaram em segundo lugar na competição. “Durante o curso, sempre competimos para ver quem tirava as melhores notas e ter empatado com ele foi uma honra”, acrescenta.

“Além de pai, ele se tornou meu colega de sala, de estudos e meu melhor amigo. Me formar e entrar com ele ao meu lado será muito emocionante”, comemora. Hoje, Priscila atua como servidora pública do Tribunal de Justiça de São Paulo e, segundo ela, se não fosse o pai, não estaria concluindo o curso hoje.

Para ele, o apoio de sua filha foi fundamental para que chegasse onde está. “Quero que minha experiência sirva de incentivo para os que acham que é tarde demais para realizar um sonho. É possível. Nunca deixe de sonhar, faça a sua parte, confie em Deus e as coisas irão acontecer”, aconselha.

O futuro

Para a coordenadora, os alunos se transformaram. Eles evoluíram nos modos de se expressar, lidar com os problemas e formas de interagir. “Há um notável ganho de habilidades, um aprofundamento das capacidades de reflexão e crítica sobre si e sobre seu lugar no mundo”, descreve.

Para finalizar, deixa um último conselho aos formandos em Direito: “Não se esqueçam de que o percurso exige continuar aprendendo, não só em formação técnica, mas sobre si, seus limites e suas principais capacidades”, diz.

Para o diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, os alunos se recordarão para sempre desta noite tão especial, que marca o início de suas vidas profissionais. “Um dia, Jesus irá nos chamar para voar de volta para casa, um lugar que não conhecemos, mas imaginamos e sonhamos. Iremos para a casa que Ele está preparando com tanto carinho”, finaliza.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais