Notas Formatura

Formatura do curso de Direito celebra fim de um ciclo acadêmico para 106 alunos

Além dos 96 formandos da graduação, 12 estudantes de cinco programas de pós-graduação concluíram seus estudos.

Texto: Camilly Inácio | Edição: Theillyson Lima

A cerimônia de Colação de Grau dos alunos da graduação e pós-graduação de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho foi realizada neste sábado (17). A celebração reuniu autoridade na igreja do campus e contou com a formatura de 96 bacharéis, além de 12 formandos das 5 modalidades de pós-graduação.

106 alunos de Direito concluíram etapas importantes de estudo.
106 alunos de Direito concluíram etapas importantes de estudo. Foto: Aicom

Professores e alunos discursaram e prestaram homenagens durante a programação e familiares, amigos e líderes da instituição presenciaram a celebração. Além dos graduandos de Direito, os formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Rádio e TV) e Jornalismo colaram grau na mesma cerimônia. 

Fechamento de um ciclo

Sobre esse momento especial o coordenador do curso de Direito do UNASP de Engenheiro Coelho, Filipe Piazzi, agradece. “É um sentimento de dever cumprido e satisfação porque nós sabemos da luta desses alunos desde o primeiro ano, 5 anos se passaram muito rápido e quando a gente consegue observar o resultado, então um sentimento de muita gratidão misturado a muitos outros”, observa. 

Segundo o coordenador adjunto do curso Igor Marques, “essa cerimônia é o ápice da formação e nossos alunos sonham muito com esse momento”. Marques fez parte da primeira turma do curso de Direito que se formou no UNASP, em 2008.

“Catorze anos já se passaram e hoje como coordenador, é uma honra muito grande e uma emoção ver nossos alunos podendo romper uma barreira que é a conclusão do curso e dar início a vida profissional”, relembra. De acordo com o coordenador adjunto, o Direito é o principal instrumento de transformação social e essa é a oportunidade de usá-lo para mudar a vida de muitas pessoas.

Nunca é tarde para realizar sonhos

Formado em Teologia e Marketing, Cláudio Magalhães está completando o curso de Direito e relata alguns desafios. “Foi um período muito desafiador pra mim, porque tenho que cuidar da minha família e trabalhar, e além dos desafios que a pandemia trouxe, no ano passado ainda tivemos a infelicidade de perder um bebê, o que teve um impacto emocional muito forte”, relembra.

O aluno se forma aos 52 anos concluindo um dos seus maiores sonhos e em alguns momentos teve que se superar. “Com o incentivo da família, dos amigos, e da minha esposa, consegui superar toda dificuldade e chegar ao final do curso e alcançar esse desejo”, comemora. “Foi muito desafiador, mas hoje eu vejo que valeu a pena, hoje eu vejo que nunca é tarde para alcançar a realização de um sonho ou um objetivo na vida”, conclui.

Dificuldades no meio do caminho

A aluna Ellen Louisy da Silva tem 22 anos e é uma das formandas do curso de Direito. Para a aluna esse momento é de muita emoção e ela confessa que “foram cinco anos muito difíceis, e chegar até aqui traz um sentimento de gratidão muito forte.”

Ellen foi criada com o irmão por sua avó, pois perderam os pais ainda muito cedo, e no ano passado a mulher que se tornou uma mãe para eles, acabou falecendo.“Pra mim esse foi o momento mais difícil, porque eu não sabia se eu ia ter que voltar pra minha cidade ou conseguiria ficar aqui, porque minha avó que custeava minhas despesas”, conta.

Apesar das dificuldades e com a ajuda do UNASP, Ellen Louisy conseguiu completar a graduação e hoje celebra essa vitória. “O que mais me motivou e me ajudou foi o meu amor por meu irmão, porque desde que nossos pais faleceram, sempre foi eu e ele”, expõe a formanda. 

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Cerimônia reuniu seis cursos de graduação. Foto: Aicom

Veja mais