Acontece no UNASP

Jornada de Comunicação desafia os alunos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP

A semana especial promoveu atividades relacionadas à saúde mental na Geração Z para os estudantes do campus Engenheiro Coelho.

Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Gabrielle Ramos

Os cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveram uma experiência prática aos alunos, a tradicional Jornada de Comunicação. Entre os dias 22 e 25 de setembro, alunos de todos os semestres foram incentivados à criação de conteúdos dentro da temática “Saúde Mental e Geração Z”.

A equipe vencedora abordou o tema da cultura wellness. Foto: AICOM

Os estudantes precisaram desenvolver, durante os quatro dias de atividades, conteúdos que falassem sobre o tema da jornada, sendo eles: uma grande reportagem, um minidocumentário, um episódio de podcast e uma campanha publicitária. Todos os períodos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Jornalismo foram distribuídos pela coordenação em seis grupos, exceto o semestre dos formandos, que participaram como consultores e avaliadores dos trabalhos. 

A psicóloga Kassandra Vargas, palestrante no dia de abertura, destaca a importância de discutir sobre saúde mental no ambiente da faculdade, pois a Geração Z é a primeira a crescer totalmente conectada ao mundo digital. “Quando a saúde mental é discutida os jovens podem estar aprendendo a reconhecer sinais de sofrimento, a buscar ajuda e também se cria uma cultura de cuidado coletivo. Isso pode contribuir para se ter um ambiente acadêmico com mais saúde mental”, esclarece.

Psicóloga contextualiza o tema da Jornada de Comunicação na primeira noite.Foto: AICOM

Com essa temática, a coordenadora dos cursos de comunicação do campus Engenheiro Coelho, Sâmela Lima, explica que “um dos grandes papéis da universidade não é apenas preparar o aluno para o mercado de trabalho, mas preparar um aluno que vá contribuir e que vá fazer algum tipo de diferença na sociedade, porque esse é um dos principais focos do UNASP, formar cidadãos que sejam éticos e que contribuam para a sociedade”.

Produção dos conteúdos

No dia de abertura, após a introdução do tema e a explicação das demandas, os alunos se dividiram nos grupos e foram liberados durante os horários das aulas para desenvolver os projetos, reunindo-se novamente no último dia para as apresentações. Sâmela também enfatiza que a jornada é importante porque, diferente da semana do curso e outros eventos, como palestras e workshops, neste momento o aluno tem um papel totalmente ativo.  

Além disso, a coordenadora explica que uma das metodologias de ensino, que é aplicada na Jornada de Comunicação, é a aprendizagem por projeto. Nesta, os desafios são propostos e uma busca por aplicações práticas para a resolução desse problema proporcionam um grande aprendizado. “É um período curto de tempo em que os alunos precisam se envolver de forma direta para desenvolver projetos, para resolver problemas práticos, e isso traz muitos benefícios, porque essa simulação de um ambiente de tensão, de pressão profissional, ajuda o aluno a estar preparado para quando ele estiver diretamente envolvido com isso no mercado de trabalho”, ressalta. 

Jheymisson Santana é estudante do último semestre de Publicidade e Propaganda e foi consultor dos trabalhos. O aluno participou da jornada nos últimos anos e gostou da nova experiência de participar como um dos avaliadores. “Na segunda-feira foi ainda mais importante porque eu consegui ver as equipes montando, tendo aquelas primeiras dificuldades dentro do briefing e, como já era a minha área essa primeira parte de acolher o problema e ir até a solução, para mim foi essencial participar desse começo”, compartilha.  

Impacto à comunidade

Um dos diferenciais dessa Jornada de Comunicação foi o impacto à comunidade, com ações que levaram conhecimento para pessoas externas aos cursos de comunicação como parte obrigatória do projeto. A agência One Production foi responsável pela melhor campanha da semana. Uma das ações desenvolvidas pelo grupo, foi levar a temática do burnout para um dos cultos diários dos alunos residentes.
 
A estudante do segundo semestre de Psicologia, Clarisse Silva, assistiu à palestra e destacou a importância de falar sobre esse assunto no ambiente da faculdade, porque a fez entender mais sobre o tema e também agregou ao seu curso. “Palestras como a que eu assisti, nos ajudam a identificar sintomas que às vezes sentimos e negligenciamos”, reflete.  

Os grandes vencedores da noite

A Agência Well levou o maior prêmio da Jornada de Comunicação de 2025, R$2.000,00 para dividir entre os participantes do grupo e o reconhecimento pelo trabalho realizado durante toda a semana. Além do destaque principal da noite, a agência também venceu em outras duas categorias, como melhor grande reportagem e minidocumentário. O grupo abordou sobre a cultura wellness nas suas produções, ideia de bem-estar que se popularizou entre a Geração Z nas redes sociais ao incentivar uma rotina que valoriza a hiperprodutividade. 

Em reconhecimento pelo excelente trabalho realizado na jornada, a agência vencedora é premiada com 2 mil reais. Foto: AICOM

Thiago Bandeira, diretor da agência e estudante do terceiro ano de Rádio e TV, enfatiza os momentos da jornada que, apesar de difíceis, foram únicos. Ele também conta que, muito além do prêmio em dinheiro, o que mais motivou o grupo foi conscientizar as pessoas sobre o tema e salvar vidas a partir dessa mensagem. “Foi muito gratificante poder ver o resultado final de tudo aquilo, ver como que a agência se posicionou, ver todos os produtos que nós conseguimos elaborar e, sair com a vitória, foi muito bom”, comemora.      

O estudante também destaca a integração com as pessoas dos outros cursos e períodos, celebrando que, no final, os assuntos dos grupos se complementam e construíram um grande produto sobre saúde mental. “Um dos maiores aprendizados que eu tive nessa jornada foi que eu consegui conhecer pessoas diferentes que não são do meu vínculo e vi muitas pessoas dispostas e capazes também, onde tem pessoas comprometidas, onde tem pessoas buscando crescer a cada dia, se empenhando e isso foi muito bacana”, completa. 

Confira todos os prêmios da noite:

Veja mais