Profissão e Mercado

Jornada de Comunicação promove experiência imersiva para alunos dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo

Com a sustentabilidade como temática, diversos projetos teóricos e práticos foram desenvolvidos pelos alunos ao longo da semana.

Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima

Os cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP realizaram a Jornada de Comunicação. O evento, que já é tradicional nos cursos, reúne alunos de diferentes semestres em uma experiência imersiva que proporciona o desenvolvimento de projetos temáticos. Em 2022, a Jornada aconteceu entre os dias 15 e 22 de setembro, tendo Sustentabilidade como temática central. 

Jornada de Comunicação.
Agência Clio, de Publicidade e Propaganda, foi a grande vencedora. Foto: Aléf de Leon

No momento da inscrição, os alunos puderam escolher entre as modalidades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Interdisciplinar. Organizado pela coordenação em parceria com o corpo docente, o evento dividiu os alunos em grupos que mesclavam diferentes semestres de estudo em um mesmo propósito: produzir uma série de conteúdos sobre sustentabilidade no período de uma semana. 

Segundo o site criado especialmente para a programação, a intenção da Jornada era de oferecer aos estudantes “uma amostra real do mercado de trabalho” enquanto os alunos colocavam em prática “os conteúdos desenvolvidos em sala de aula”. Além do networking proporcionado pelo contato entre alunos e professores, o aprendizado prático também foi potencializado pelos alunos do quarto ano, que atuaram como consultores e avaliadores dos trabalhos.

De acordo com Sâmela Lima, professora mestra e coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, o evento obteve um envolvimento satisfatório por parte dos estudantes. “Tivemos uma boa taxa de engajamento dos alunos, cerca de 80% dos alunos trabalharam de forma ativa durante a jornada. Alguns se dedicaram de forma intensiva, inclusive”, comemora a coordenadora.

O sucesso da Jornada de Comunicação foi essencial para o impacto pretendido pela temática. Sâmela afirma que “o tema escolhido foi sustentabilidade, com o propósito de trabalhar a responsabilidade social que todo comunicador tem de produzir conteúdo relevante.” Dentre os alunos participantes, também houve um momento especial no encerramento da programação que homenageou os melhores trabalhos.

Um aluno foi escolhido como destaque dentro de cada grupo, além disso, um grupo foi escolhido como melhor trabalho dentro de cada modalidade. De todos os grupos que se destacaram, o grupo 3 de Publicidade e Propaganda foi escolhido como o melhor pelos alunos e professores avaliadores.

A experiência dos alunos

Hebert Soares foi o aluno destaque do grupo vencedor, e para ele a Jornada foi importante para desenvolver características que todo comunicador deve ter. “O nosso curso é de comunicação, saber lidar com pessoas é a chave para se fazer um bom trabalho. Essa jornada me ajudou a aprimorar tudo isso, e claro, a troca de conhecimento que a gente tem não tem preço”, afirma.

Hebert não foi o único que aproveitou a semana para aprender, a aluna de Jornalismo Melissa Maciel também desenvolveu novas habilidades. “Eu acho que [a Jornada de Comunicação] é uma oportunidade diferente de colocar em prática aquilo que aprendemos. Além disso, trabalhar sob pressão é uma coisa muito comum no ambiente de trabalho, inclusive os prazos costumam ser menores do que estamos acostumados na faculdade”, explica Melissa.

Além dos projetos previstos nas regras da Jornada de Comunicação, vários grupos decidiram ir além do esperado para surpreender os professores. Sites foram criados, campanhas desenvolvidas e até projetos de apoio à comunidades carentes contribuíram para o aprendizado dos estudantes. 

A percepção dos alunos foi tão positiva que já existem expectativas sobre o evento do próximo ano, a própria Melissa afirma que deseja colaborar na próxima edição da Jornada. “Eu quero participar mais uma vez porque gosto de atividades que fogem da rotina da faculdade”, ressalta.

 

Veja mais