Acontece no UNASP

Mega Class e Web Class: a importância do professor mediador no novo modelo de aulas online do UNASP

Neste segundo semestre de 2020, o UNASP adotou um novo formato de aulas online: as Web Class e Mega Class. Nas duas modalidades os universitários contam com professores regentes e professores mediadores, mas afinal, qual o papel desses docentes nesse contexto? Segundo o professor Everson Muckenberger, responsável por gerenciar as Web Class e Mega Class […]

Texto: Aira Annoroso

Alunos do UNASP agora contam com mais apoio nas aulas online.

Neste segundo semestre de 2020, o UNASP adotou um novo formato de aulas online: as Web Class e Mega Class. Nas duas modalidades os universitários contam com professores regentes e professores mediadores, mas afinal, qual o papel desses docentes nesse contexto?

Segundo o professor Everson Muckenberger, responsável por gerenciar as Web Class e Mega Class para os três campi do UNASP, nas turmas com maior número de alunos foram disponibilizados professores mediadores, além dos professores regentes, com o objetivo de dar um suporte maior aos alunos. “O mediador faz uma ponte de relacionamento entre o aluno e o professor regente. É ele quem filtra os comentários dos alunos, tira dúvidas, e presta o suporte necessário ao professor regente”, explica. Em contrapartida, o professor regente é responsável pelo andamento da disciplina, por planejar as aulas e elaborar as atividades avaliativas.

Para o docente Me. André Okano, do curso de Direito do UNASP, que tem sido um dos professores mediadores, sua relação com os alunos tem sido bastante positiva. “Procuro fazer a ponte entre o professor regente e o aluno através do bate-papo, onde muitos deixam perguntas. Também procuro tornar esse espaço virtual bem dinâmico e que seja proveitoso aos outros alunos e não somente àqueles que têm dúvidas”, conta. Além disso, Okano explica que o papel dele como professor mediador também é organizar o bate-papo e torná-lo mais metódico, com o objetivo de não perder o padrão ou deixar que se torne uma conversa generalizada sobre outros assuntos.

Professor regente Dr. Francislê Neri ministrando em vídeo, e professor mediador Me. Delton Unglaub dando suporte no bate-papo/fórum.

O aluno Daniel França, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do UNASP, aponta que até o momento não precisou de auxílio de sua professora mediadora, mas que observa a atuação dela no bate-papo com outros alunos e concorda que é adequada e vantajosa.

O relacionamento entre o professor regente e o professor mediador também é um ponto positivo, haja vista que ambos estão sempre em comunicação a respeito da disciplina, do conteúdo que será ministrado, e de como cada um deve atuar. “Eu penso que esse relacionamento entre os professores regentes e mediadores facilita muito o bom andamento dos trabalhos e o maior beneficiário desse relacionamento profícuo é o aluno”, acrescenta Okano.

O professor Dr. Wellington Schmidt tem atuado como mediador em diversas disciplinas e cursos do UNASP, tanto nas Mega Classes quanto nas Web Classes. “No meu caso específico, o relacionamento do professor mediador com o professor regente tem sido altamente produtivo.  Temos trocado ideias sobre a disciplina, a sua forma de apresentação, a sua organização e o seu gerenciamento. Tenho certeza de que isto é o principal segredo do sucesso para esta proposta de ensino de disciplinas usando o recurso do EAD”, destaca.

Veja mais