Notas Formatura

Novos arquitetos celebram formatura no UNASP

Mesmo estudando no auge da pandemia, os alunos superaram os desafios com perseverança e resiliência.

Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo celebraram com alegria o fim do ciclo da graduação na tarde de hoje (17) no campus Engenheiro Coelho. A partir de agora, com o sonho realizado, os novos arquitetos estão prontos para explorar as melhores oportunidades que o mercado oferece.

A coordenadora do curso, Mayara Christy, afirma que a formatura é a coroação de um longo caminho de vitórias. “É uma conquista grande demais! Para cada aluno simboliza algo diferente. São tantas histórias lindas e emocionantes… Para alguns uma superação, para outros, a realização de um sonho e um momento de retribuir àqueles que tanto os apoiaram”, menciona. 

Ela relembra que trata-se de uma turma que iniciou no modo presencial e que, de repente, viveu o auge da pandemia. “Tiveram que se adaptar, insistir, perseverar e se renovar. Não foi fácil, mas eles conseguiram. Chegaram até aqui e foram vitoriosos”, comemora a coordenadora. 

Uma “vitória sobrenatural”

Entre lágrimas de emoção, a formanda Pollyana Mamedes relembra que o UNASP foi o lugar em que ela se descobriu como artista. “Hoje eu comemoro o encerramento de um ciclo, uma vitória pela qual lutei durante muitos anos e que finalmente se concretizou. Demorei um pouco mais por causa da epilepsia, que me obrigou a pausar os estudos, mas nunca desisti, pois Deus colocou esse sonho em meu coração”, afirma.

Para Pollyana, a formatura simboliza uma vitória sobrenatural concedida por Deus. “O UNASP foi uma resposta de Deus para a minha vida, foi a sua voz falando como em Gênesis 12: saia da sua terra, da sua parentela e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Eu o abençoarei, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E agora eu quero ser usada por Deus na minha profissão para abençoar a vida das pessoas e finalmente posso concluir isso com meu diploma na mão”, comemora. 

Crescimento e gratidão

O aluno Paulo Victor Mendes confessa que ter estudado no UNASP foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. “É uma instituição que abraça, que investe em você e oferece oportunidades o tempo todo. Ela não o trata como mais um e está sempre aberta para quem tem disposição. Tenho certeza que se eu não estivesse aqui, não viveria metade das experiências incríveis e maravilhosas que eu vivi nos últimos 5 anos”, declara.  

Paulo conta que a faculdade foi uma benção para ele. “Nesses anos eu fortaleci amizades trabalhando em projetos. Passávamos o semestre todo sonhando com a entrega do projeto final e nós fazíamos acontecer. A minha melhor decisão foi ter escolhido um ambiente cristão para estudar. Sei que com Deus ao meu lado, tudo é possível. Hoje realizei um sonho e sei que estou no caminho certo. O UNASP foi um trampolim de incentivo na minha vida”, agradece.

Ainda durante a cerimônia, o UNASP teve a honra de informar que a aluna formanda de Arquitetura e Urbanismo, Pamela Cristina Santos de Oliveira, foi premiada por ter ficado em 2º lugar no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Esta é uma das principais ferramentas que o MEC utiliza para avaliar a qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior.  

A coordenadora Mayara lembra que sempre se emociona nas formaturas e deixa um último conselho para os agora arquitetos: “Tenham sempre em mente que é apenas o início de uma jornada. Por isso, estejam sempre abertos a aprender. Sejam humildes e perseverantes e busquem fazer o que é certo. Façam as coisas com amor e gratidão.” 

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais