Novos engenheiros celebram fim da graduação no UNASP em ano comemorativo
O campus Engenheiro Coelho abriga o segundo melhor curso de Engenharia Civil do estado de São Paulo, além de uma década de história de Produção e Agronômica.
Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Camylla Silva
O UNASP campus Engenheiro Coelho celebrou a conquista dos formandos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção neste domingo (14). A cerimônia foi realizada na Igreja do campus, reunindo os novos profissionais, professores, amigos e seus familiares para prestigiarem essa grande conquista acadêmica.
Em um ano especial para os cursos, já que celebra os 10 anos dos cursos de Engenharia Agronômica e de Produção, além do reconhecimento do curso de Engenharia Civil como segundo melhor do estado de São Paulo, o evento é especial para os alunos e a instituição.
O doutor Lucas Barboza, coordenador de Civil e Produção, explica que todas essas conquistas mostram que os cursos alcançaram um nível de excelência que reflete o trabalho de muitos anos de professores comprometidos. Ele também menciona que concluir cursos reconhecidos dessa forma é um grande diferencial profissional, além de motivo de orgulho para os formandos. “Eles levam consigo a história de uma engenharia que cresceu, evoluiu e se consolidou, e agora têm a responsabilidade e o privilégio de ampliar esse legado no mercado, demonstrando na prática o valor da formação que receberam”, enfatiza.


Já referente à agronomia, o coordenador do curso, doutor Walter Augusto, celebra mais uma turma formada, ainda mais neste ano especial. “Nós estamos formando profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do país e que creem que Deus continua no comando de tudo. Cada nova turma representa uma contribuição concreta para o agronegócio, para a ciência e para a sociedade”, compartilha.
O momento da cerimônia
A solenidade foi marcada por muita emoção pela conquista dos 42 novos engenheiros. A abertura da cerimônia foi concedida pelo magnífico reitor da instituição, doutor Martin Kuhn. O prefeito da cidade de Engenheiro Coelho, Pedro Franco, também esteve presente na mesa diretora, ao lado das demais autoridades da instituição e docentes dos seus cursos. Os juramentos das turmas e entrega nominal dos certificados encerraram essa celebração.
No discurso do orador da turma de Engenharia Agronômica, Filipe Candido, ele afirmou que “agora começa um novo tempo, um tempo em que o mundo vai pedir de nós não apenas competência, mas sensibilidade, porque quem trabalha com a terra aprende a olhar para ela como quem olha para um ser vivo e o mundo precisa incessantemente desse olhar”. Em sequência, o paraninfo da turma, o professor Igor Hubner, lembrou aos formandos em seu discurso que “ser engenheiro agrônomo é cuidar do invisível para garantir o visível”.

Um sonho realizado com muito apoio
Jaciel Moreira, agora formado em Engenharia Civil, diz que demorou para se encontrar na área por conta da pouca idade, mas que, atualmente, com mais conhecimento adquirido, já sabe o caminho que quer trilhar. Além do aprendizado técnico, comenta que foi importante aprender a sempre pensar no próximo e essencial a troca de conhecimento entre colegas.
“Você passa anos estudando, anos pra chegar nesse momento final”, afirma o novo engenheiro, que celebra a sonhada e aguardada formatura. “Eu quero dedicar essa conquista aos meus pais, porque eles sempre estiveram ao meu lado. Me viram estudar e virar a noite, sempre me apoiando em tudo que eu precisava, então eu tenho que lembrar deles, porque eles são os amores da minha vida, eu devo tudo a eles”, compartilha Jaciel.
Residentes em Artur Nogueira, os pais puderam acompanhar de perto o desenvolvimento do filho na faculdade. Maria de Fátima Moreira, mãe do formando, se emociona com suas lembranças durante o período de estudos do filho porque, apesar de não ter muito estudo, ela sempre o apoiou. “Quando ele saía eu batia o meu joelho no chão e ficava orando para Deus, pedindo para que Deus desse paciência pra ele que ele ia conseguir, quando ele ia fazer os trabalhos a gente ficava apoiando ele, o pai dele ajudava”, ela lembra emocionada.
Mensagens assinadas com carinho
Pronto para começar outro desafio profissional no próximo ano, o coordenador Lucas conta que encerrar um ciclo com essas turmas têm um significado muito especial para ele, porque elas confirmam que todo o esforço e dedicação tiveram um propósito real: formar pessoas. Ele lembra que “em meio aos desafios, elas mostraram que o conhecimento técnico só faz sentido quando se conecta à vida, aos valores e aos sonhos de cada aluno. Foram elas que reforçaram em mim a certeza de que a educação é, antes de tudo, uma relação humana”.
Aos formandos, o doutor Walter deixa o conselho de continuarem interessados no aprendizado e serem curiosos e éticos. “O Brasil e o mundo precisam de profissionais que tragam soluções inovadoras e sustentáveis, e eu tenho plena convicção de que vocês têm essa capacidade. Levem com vocês a filosofia dessa instituição, o orgulho dessa formação e a confiança de que conhecimento transforma realidades”, aconselha com carinho.

“Engenharia exige técnica, mas exige ainda mais humanidade, ética, humildade e coragem para continuar aprendendo. Que nunca deixem que títulos ou cargos ofusquem a simplicidade, o respeito e a empatia, atributos que sustentam um bom profissional e uma boa pessoa”, conclui Lucas, desejando que encontrem propósito em tudo o que fizerem.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.