Cultura e Ciência

Núcleo de Integração Fé e Ensino do UNASP realiza 8° seminário sobre cosmovisão integradora

O NIFE promove o seminário anualmente no UNASP

Texto: Mahynara Souza | Edição: Ana Clara Silveira

Acadêmicos, professores e pesquisadores se reuniram virtualmente no domingo (10), para participarem do 8° Seminário de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem promovido pelo NIFE. O encontro foi marcado por palestras, mesa redonda, louvor e meditação.

Há mais de duas décadas, o seminário acontece com objetivo de promover a excelência da Educação Adventista, tendo em vista fortalecer a missão da instituição. A discussão em 2022 possibilitou a construção de uma cosmovisão holística e integradora com base nos princípios da Igreja Adventista. Esta foi a primeira edição em que foram submetidos trabalhos com foco nas percepções e experiências dos professores de ensino superior.

Duas mesas redondas aconteceram simultaneamente. Os professores Fabio Darius e Creriane Lima lideraram o debate sobre a Bíblia e o Espírito de Profecia em sala de aula. Em outro espaço, os líderes Henrique Zanin e Moises Sanches conduziram o tema sobre Desafios da Confessionalidade na integração fé, ensino e aprendizagem.

O presidente do NIFE, Franscilê Neri de Souza, pontua que o evento cumpre o propósito. Diferente de outas instituições de ensino, ele explica que o UNASP é “uma universidade confessional e, portanto, segue os princípios adventistas”. Para o doutor Francislê, manter esse objetivo alinhado é zelar pela razão que a Educação Adventista se firma.

Experiências com o NIFE

A representante do NIFE para a modalidade EAD do UNASP, mestra Creriane Lima, avalia o seminário como uma “construção em conjunto” para levantar propostas e compartilhar ideias. “Fazer parte dos debates propostos pela organização do evento é sempre uma oportunidade de crescimento para firmar a minha fé, minha crença na filosofia da Educação Adventista, renovar meu ânimo e a minha motivação para continuar a frente da batalha,” conclui Creriane.

Embora não compartilhe a mesma fé, o médico psiquiatra Dr. Norton Caldeira, aluno de mestrado na Educação Adventista, enfatizou que ficou surpreso em conhecer a integração da instituição. Além disso, refletiu em sua vida e na forma como atende seus pacientes.

Em outra perspectiva, a professora do Mestrado em Promoção da Saúde, Gina Abdala esclarece que “fazer a integração fé, ensino e aprendizagem no mestrado é uma tarefa que precisa ser pensada, planejada e executada com intencionalidade”. Ela e os profissionais envolvidos celebraram o impacto positivo do evento. Você pode acompanhar a NIFE pelo canal do Youtube e ficar por dentro de todos os encontros.

Veja mais