Palestra sobre depressão orienta universitários do Unasp
A atividade foi organizada pela coordenação do PIBID da instituição Estudantes das Licenciaturas do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), receberam palestra sobre questões comportamentais específicas no domingo (16). O PIBID é um programa do Ministério da Educação (MEC) que […]
Texto: Thaís Fowler
A atividade foi organizada pela coordenação do PIBID da instituição
Estudantes das Licenciaturas do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), receberam palestra sobre questões comportamentais específicas no domingo (16). O PIBID é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
A depressão foi o tema abordado na palestra pela psicóloga, Naomi Vidal Ferreira. “Do ponto de vista da licenciatura eles vão sempre estar em contato com pessoas em formação como crianças e adolescentes. Então eles precisam saber, identificar sinais de depressão e poder direcionar para um profissional da área”, explica.
No Unasp, as Faculdades de História, Letras, Música e Pedagogia oferecem a oportunidade para os alunos participarem do programa desde o primeiro ano da graduação. Para a coordenadora do PIBID do curso de Letras, Stella de Mello Silva, abordar assuntos sobre depressão não estava no projeto inicial do plano de ensino. “Esse tema não havia sido colocado no projeto inicial, em agosto. Nosso projeto é pautado basicamente na área da linguagem e a questão pedagógica. Mas, após o primeiro semestre a gente começou a lidar com questões subjetivas dos alunos que não estavam no plano de ensino, como questões comportamentais. E hoje foi dado o primeiro passo”, afirma.
O universitário do curso de História Jefferson Flores, acredita na impotância do tema. “Assuntos como esse são tratados de maneira banalisada, hoje em dia, na sociedade. A depressão vem sofrendo muitos estereótipos e muitas discriminações. Eu acho que palestras desse gênero para alunos de licenciatura, que vão atuar dentro da sala de aula, são muio importantes porque nos ajudará a entender melhor uma pessoa depressiva, como também nos ajuda a lidar com isso.”
Pibid
O programa concede bolsas a alunos participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as redes de ensino.
Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e reflexão sobre a prática profissional. Os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente da instituição superior participante do programa.