Cultura e Ciência

Pesquisa demonstra que maior engajamento universitário em Voluntariado é fruto de apoio institucional

Pesquisa dos professores do Unasp em evento da USP atesta que Centro de Voluntariado do Unasp engaja um maior número de universitários em atividades de voluntariado.

Texto: Mairon Hothon

Pastor Antonio Braga e professor Derson Lopes Jr. apresentam artigo científico na USP que atesta um maior engajamento universitário em projetos de voluntariado fruto do apoio institucional.

A relevância do Centro de Voluntariado do Unasp, campus São Paulo, a fim de incentivar os alunos a participarem de tais atividades foi o tema de um estudo apresentado pelos professores Derson Lopes Jr. e Antonio Braga durante a XXII Semana de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), que aconteceu entre os dias 06 a 08 de novembro.

SemeAd é um dos eventos acadêmicos mais importantes na área da Administração no país.

Os docentes compararam estatisticamente o envolvimento dos estudantes em projetos do Centro de Voluntariado Berndt Wolter, do Unasp SP, junto a outras duas universidades públicas do Estado de São Paulo. Foram aplicados ao todo 285 formulários entre os dias 10 e 20 de junho de 2018, sendo validados para o estudo um total de 259 formulários, distribuídos em 99 da instituição 1, 74 da instituição 2 e 86 do Unasp.

Os dados revelaram que o percentual de alunos do Unasp que participaram de projetos de voluntariado promovidos pela instituição (82%) e de alunos que pretendem participar em projetos no próximo ano (74%) foram pelo menos 15% superiores aos percentuais obtidos pelas outras duas instituições de ensino analisadas. O Centro de Voluntariado Berndt Wolter existe há seis anos e envolveu mais de 1.000 participantes em projetos nacionais e internacionais.

Outro fato encontrado por meio da pesquisa revela que ser do sexo feminino aumenta a probabilidade de o respondente ter participado e pretender participar de projetos dessa natureza. Estar empregado diminui a probabilidade do respondente se encaixar positivamente nos dois cenários, dado bastante coerente uma vez que ao estar empregado o estudante dispõe de menos tempo para se engajar em projetos paralelos.

Projetos para 2020 já estão abertos, mais informações podem ser encontradas no Unasp SP.

O grande destaque do artigo foi comprovar estatisticamente que os alunos do Unasp demonstraram um maior engajamento com projetos de voluntariado em relação a estudantes de outras duas universidades que foram alvo do estudo. Para Lopes, o estudo é uma “confirmação da importância de um projeto intencional de engajamento de alunos em Voluntariado”. Além disso, esta publicação científica “coloca o voluntariado do Unasp no cenário acadêmico e científico do país” completa o co-autor Braga.

Atualmente o professor Derson Lopes Junior é coordenador geral de pós-graduação e extensão do EaD e coordenador do bacharelado e tecnologos em administração, já o pastor e professor Antonio Braga é pró-reitor associado de Desenvolvimento Espiritual Unasp, campus São Paulo. Para os interessados, o artigo pode ser lido aqui no link

Para 2020, o Centro de Voluntariado vai atuar em locais como Zona Leste de São Paulo, Registro (SP), Curitiba (PR) e Amazonas (AM). Já no cenário internacional os destinos são: Luanda  (Angola), Nova Iorque (EUA), Mongolia e Cairo (Egito).

Veja mais