Acontece no UNASP

Pós-Graduação do UNASP promove pocket lives sobre Perícia Criminal

A pós-graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), promoveu nos dias 11 a 13 de maio, uma série de lives sobre perícia criminal. Os encontros foram transmitidos pelo YouTube, devido a necessidade de distanciamento social que o momento exige.  As lives foram em formato de mesa redonda, com a interação dos internautas. As entrevistas […]

Texto: Franciele Borges | Edição: Theillyson Lima

A pós-graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), promoveu nos dias 11 a 13 de maio, uma série de lives sobre perícia criminal. Os encontros foram transmitidos pelo YouTube, devido a necessidade de distanciamento social que o momento exige. 

Doutor Tiago Souza apresentando a live sobre Perícia Criminal.
Lives ajudaram a explicar a carreira na área de Perícia Criminal

As lives foram em formato de mesa redonda, com a interação dos internautas. As entrevistas ficaram sob o comando do professor em Ciências Biológicas e coordenador da pós-graduação em Ciências Forenses do UNASP, Dr. Tiago Souza.

Durante os três dias, profissionais criminalistas de São Paulo tiveram a oportunidade de contar as suas experiências e tirar dúvidas de algumas pessoas que manifestaram interesse em atuar na área criminal.

Tiago acrescenta que a pós-graduação em Ciências Forenses existe no campus São Paulo e agora chega no campus Engenheiro Coelho. “É uma oportunidade para aqueles que se interessam tanto por atuar no mercado de trabalho ou mesmo se preparar para um eventual concurso na área.”, explica. 

Palestras exploram o mundo da perícia criminal

No primeiro dia, o Dr. Tiago entrevistou Rafael Heck, graduado em Direito e Ciências Biológicas, pós-graduado em Biociências Forenses pelo IFAR – PUC Goiás. Durante a apresentação, Rafael esclareceu as rotinas da polícia e trouxe alguns casos como exemplo. 

No segundo momento, o mestre em Física e perito criminal em São Paulo desde 2013, Yuri Nunes Lopes, contou sobre a atuação em crimes virtuais e os requisitos exigidos para ser um pesquisador nessa área.

Para atuar como um perito criminal é necessário passar por um concurso público e ser aprovado como um cargo de nível superior espalhado nos Estados e na Polícia Federal. Há uma prova de eficiência e aptidão psicológica. Quem é formado em Direito também pode atuar na área a partir do momento em que o candidato prestou concurso e é aprovado.

Miques Rafael, estudante de Rádio e TV, disse que sentiu vontade de conhecer mais sobre a área, embora não seja o ramo a seguir: “é um assunto interessante que não vejo as pessoas falando muito hoje em dia e que eu gosto, mas vejo mais refletido em séries”, ressalta. 

Os encontros se encerraram com o Doutor e perito criminal Fernando Crnkovic, que falou sobre a carreira na área. Ele trouxe as mudanças que ocorreram na polícia científica e abordou sobre as rotinas e desafios que a profissão apresenta.

A reitoria do campus oferece certificado de participação e desconto nas mensalidades na pós-graduação em Ciências Forenses. Mais informações encontram-se no site do UNASP. 

Veja mais