Notas Formatura

Primeira turma de Psicologia do UNASP campus Engenheiro Coelho celebra formatura

Alunos e professores destacam a honra e o desafio de ser a primeira turma de formandos do campus.

Texto: Victor Bernardo | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou neste domingo (17) a primeira cerimônia de colação de grau dos alunos de Psicologia. A solenidade aconteceu na igreja do campus, e contou com a presença de familiares e amigos que vieram prestigiar os formandos nesse momento especial.

Primeira turma de Psicologia.

O curso foi aberto no campus Engenheiro Coelho em 2019, completando seu primeiro ciclo esse ano e colocando a primeira turma de Psicologia na história. Na cerimônia, professores e alunos discursaram e prestaram homenagens a amigos, colegas, familiares e líderes da instituição, destacando as oportunidades e os receios de ser a primeira turma do curso.

Junto com os formandos de Psicologia, os alunos de Farmácia também participaram da primeira colação de grau do curso.

O Pró-reitor de Graduação da instituição, doutor Edilei Lames, ficou responsável pelas palavras iniciais, e agradeceu a presença das autoridades, professores, amigos e familiares dos formandos. “Desejo aos nossos egressos um profícuo trabalho, muita paz e prosperidade”, almejou.

Mensagem do coordenador

O professor Hugo Damasceno, que coordena o curso, comenta que – assim como para os alunos – a formatura também é a realização de um sonho para ele, que acompanha sua primeira colação de grau como docente. “Esse momento é o auge da carreira acadêmica”, resume.

Hugo ainda ressalta que a experiência mais marcante foi a proximidade que ele adquiriu com os alunos ao assumir a coordenação. Ele explica que “essa função permite receber os alunos para resolver dificuldades, me permite ajudar, dar apoio, rir e chorar ao lado deles.” 

“Isso reflete a minha história. Durante os treze anos da minha carreira acadêmica eu recebi ajuda e aconselhamento de muitos professores. Agora, poder fazer isso por alguém me realiza demais”, finaliza.

Superação de desafios

A formanda Belly Passos conta que se sente alegre e em paz por realizar esse sonho. Ela destaca, também, a experiência de abrir o caminho para as próximas turmas. “Fomos os primeiros a realizar muitas coisas, e isso dá um frio na barriga, por ter que lidar com o desconhecido”, explica.

“Os estágios, as disciplinas e os trâmites foram encarados com muita coragem pela minha turma, e também exigiram muita paciência. Vencemos muitos desafios no caminho”, completa. 

Além do peso de fazer parte da primeira turma de Psicologia e da pandemia, que impactou a todos, Belly viveu outro desafio: uma gestação durante a graduação. “Foi dificílimo. Manter a amamentação e voltar ao trabalho bem no período das provas finais foi um dos maiores desafios da minha vida”, conta.

Ela explica, ainda, a importância de uma rede de apoio. “Consegui graças a meus filhos e meu marido, que cuidavam do bebê enquanto eu estudava, e meus colegas da faculdade, que me ajudaram quando precisei levar ele pra sala de aula. Meu rendimento se manteve o mesmo neste período e eu considero isso como uma vitória”, comemora.

Gratidão é a palavra da primeira turma de Psicologia

O clipe da canção “Veja-me Voar”, que celebra as formaturas no UNASP, foi exibido durante o evento. A música é sinônimo de vitória e gratidão pela etapa concluída, e destaca a importância das pessoas que fizeram parte desse ciclo junto aos alunos.

A canção, que também trata do futuro que se abre aos alunos após a graduação, vai de encontro à mensagem do professor Hugo: “Vocês foram preparados para voar, e isso é o que há de mais precioso para nós. Estaremos prontos para ajudá-los nesse voo a qualquer momento”, diz o docente, emocionado.

As lágrimas tomaram conta do ambiente, marcando um momento único e inesquecível para cada um dos concluintes, familiares e professores.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais