Professor do UNASP dá testemunho de fé em campeonato de Tênis de Mesa
Por respeito ao sábado, o professor e atleta Walter Quiaper abriu mão da chance de medalha.
Texto: Victor Bernardo
Na primeira carta aos Coríntios, no capítulo 10, Paulo orienta que todas as atividades do ser humano devem ser direcionadas para a honra e glória de Deus. Nem sempre é fácil levar isso a cabo, especialmente em atividades que são desempenhadas no dia a dia. No entanto, o pastor e professor do UNASP, Walter Quiaper, se mostrou fiel a essa orientação, usando o esporte para glorificar o nome de Deus e dar testemunho.
Walter é treinador da equipe de Tênis de Mesa da Atlética UNASP Roosters, do campus Engenheiro Coelho, além de dar aulas da modalidade na instituição. Frequentemente, a equipe comandada por ele participa de campeonatos escolares, estaduais e até nacionais da modalidade.
Na última sexta-feira (5), no entanto, Walter participou da modalidade individual no torneio TMB Challenge Plus, uma etapa do circuito nacional, em São José dos Pinhais, e aproveitou a oportunidade para testemunhar sua fé.
Testemunho no torneio
A etapa de São José dos Pinhais foi a 12ª etapa do ano, e a primeira da qual Walter participou. Depois de vencer os dois primeiros jogos, Walter avançou para a fase seguinte. No entanto, o jogo das quartas de final estava programado para às 18h30, ou seja, após o pôr-do-sol. “Eu venci os dois, passei em primeiro e me classifiquei direto pras quartas. Era só vencer mais um jogo e já estaria com medalha. Mas, como era depois do pôr-do-sol, eu agradeci o evento e fui embora”, explica.
Depois da desistência, Walter retornou ao evento no domingo (7), para participar do torneio em uma modalidade diferente. Sem a preocupação com o pôr-do-sol, o professor pôde jogar com mais tranquilidade e conquistou a medalha de prata, usando também essa oportunidade para mostrar sua fé em Deus.
Walter havia levado uma Bíblia na viagem, que usou no sábado, ao visitar a Igreja de Curitiba. Aproveitando a chance, ele levou a Palavra de Deus consigo ao subir no pódio, demonstrando seu compromisso de usar o esporte para glorificar a Deus.
“No final, eu fecho a história com a Bíblia. Eu pedi autorização para usar a Bíblia no pódio, com o verso-base que é 1 Coríntios 10:31, ‘fazei tudo para a honra e glória de Deus’. Eu coloquei isso como base, e levei a Bíblia para o pódio, para lembrar que a honra é para Ele”, finaliza.
Demonstrando a fé aos outros
Walter conta que, após a desistência, algumas pessoas o procuraram com surpresa, indagando se ele teria certeza da decisão. Tendo vencido os dois primeiros jogos por 3 a 0, ele havia se estabelecido como um dos favoritos nos próximos confrontos, o que gerou estranhamento de alguns outros atletas no momento da desistência.
O professor aproveitou a oportunidade para explicar aos interessados o motivo da decisão: “Eu expliquei que pra mim foi muito tranquilo dizer sim pra Deus. Ele me pediu o sábado, de um pôr-do-sol a outro, eu fui explicando pra todo mundo que me pedia, que Deus é o primeiro lugar. Essa é a ênfase que eu quis ressaltar”, conta.
Ele ainda explica que esse é o objetivo da Atlética UNASP Roosters: dar um bom testemunho. “O princípio da equipe é testemunhar, deixar claro para as pessoas e estarem em contato com a nossa fé. Então, muita gente perguntou e eu quis mostrar a quem nós servimos e o que ele pede para a gente. Depois, ainda tive um bom desempenho e sou grato a Deus por isso”, completa
Agora, a equipe já tem um novo compromisso marcado, entre 24 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Dessa vez, Walter vai levar cinco atletas para participar das modalidades em equipe, e já se prepara para mais um desafio, novamente com a chance de demonstrar sua fé. “Vai ser a mesma coisa, com jogo no sábado, a gente tem que fazer pedido pra não jogar nesse dia, mas vai dar tudo certo, se Deus quiser”, almeja.