Acontece no UNASP

Professores participam de treinamento para a instalação do Cejusc no UNASP

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania será implantando em breve no UNASP, campus São Paulo.

Texto: Thaís Fowler

Na última quinta-feira (3) o professor Walter Rubini, coordenador do curso de Direito, professor Marco Brasil, coordenador adjunto do projeto e funcionários da instituição participaram de um treinamento no Tribunal de Justiça para a futura instalação do Cejusc no UNASP, campus São Paulo.

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) são unidades do Poder Judiciário, responsáveis pela realização ou gestão de sessões e audiências de conciliação e mediação como, causas cíveis em geral (acidentes de trânsito, cobranças, dívidas bancárias, conflitos de vizinhança) e causas de família, tais como divórcio, pedido de pensão alimentícia, guarda de filhos, regulamentação de visitas entre outras.

Para João Pedro Silva, aluno do oitavo semestre de Direito, iniciar a capacitação oferecida pelo Tribunal de Justiça é dar o primeiro passo em relação ao nascimento do Cejusc no UNASP. “Como aluno e futuro profissional na área, entender como funciona essa esfera pública e ter noção de que para ajudar uma pessoa, nós precisamos nos humanizar e assegurar os direitos fundamentais em nossa sociedade. Afinal, o que nos faz juristas melhores a cada dia é perceber que a mudança em nosso estado democrático de direito, começa com a defesa das pequenas causas”, compartilha.

Segundo o professor Marco Brasil, ter um Cejusc dentro do centro universitário proporcionará experiência prática para além da teórica aos alunos. “Essa é uma oportunidade incrível para os alunos se familiarizarem com a dinâmica de um conflito e as técnicas de solução, além de se familiarizarem com o tipo de conflitos que a sociedade a que queremos servir apresenta”, afirma.

Veja mais