Projeto do Núcleo de Missões do UNASP envia voluntários ao Uruguai
Projeto retoma ações sociais e evangelísticas em Montevidéu.
Texto: Isabella Maciel | Edição: Victor Bernardo
O Núcleo de Missões UNASP retornou a Montevidéu, no Uruguai, para dar continuidade a um projeto em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, em uma região periférica da capital. Durante a estadia, o grupo se hospedou no Instituto Adventista del Uruguay (IAU), e se deslocou diariamente para realizar atividades na cidade.
As ações realizadas pelo grupo incluem reformas na estrutura de uma Igreja local, palestras sobre saúde mental, vulnerabilidade social e direitos humanos, além de evangelismo noturno.
Impacto positivo da Missão
O pastor João Brito, pró-reitor de Desenvolvimento Espiritual do UNASP e um dos líderes da missão, destaca o impacto mútuo da experiência. “Buscamos proporcionar aos nossos missionários uma compreensão das dificuldades enfrentadas ao pregar no país mais desafiador da América do Sul, sob a perspectiva evangelística. Além disso, nos unimos aos irmãos uruguaios como uma família, aliviando desafios estruturais e renovando o ânimo para as ações missionárias”, relata o pastor.
A missão desafia os participantes a lidar com as diferenças culturais. Kenia Campos, missionária em sua terceira experiência, observa que “os uruguaios são calorosos com brasileiros, mas muito fechados quando o assunto é religião. Foi um choque sair de uma missão na Amazônia, onde havia grande participação nos cultos, para Montevidéu, onde tivemos uma ou duas visitas em dias bons. Isso me fez valorizar ainda mais cada pessoa que conseguimos alcançar”, observa.
Além do choque cultural, outros desafios marcaram a rotina dos voluntários. Laura Sesti relata que vivenciou momentos difíceis, mas, apesar das dificuldades, segue trabalhando, pois acredita na importância da missão. “Sigo aqui porque sinto que é um chamado de Deus”, resume.
Com um propósito claro de fazer a diferença, o Núcleo de Missões UNASP segue empenhado em levar apoio e esperança, reafirmando o compromisso com o evangelho e a transformação social, tanto para os missionários quanto para os beneficiados.