Acontece no UNASP

Curso de Psicologia da Educação Adventista a Distância do UNASP conquista nota 4 na avaliação de autorização do MEC/INEP

Em escala de 1 a 5 são avaliados critérios como infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico para abertura do curso

Texto: Ana Clara Silveira

O curso de Psicologia a ser oferecido pela Educação Adventista a Distância do UNASP recebeu nota 4 em escala de 1 a 5 após avaliação para autorização pela comissão do Ministério da Educação. A autorização é feita quando a instituição de ensino pede ao MEC para abrir um curso. O resultado demonstra que o curso foi bem avaliado nos aspectos organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Abertura do curso de Psicologia

O curso de Psicologia oferece ao aluno a oportunidade de estudar fenômenos psíquicos e relacionados ao comportamento humano em meio as suas emoções, ideais e valores. O psicólogo diagnostica e auxilia na prevenção e tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. 

O diretor de regulação do UNASP, professor Marcelo Alves, explica como funciona o processo para iniciar o curso de Psicologia da Educação Adventista a Distância. “O UNASP, após diversos preparativos, solicita autorização ao MEC para ofertar um curso”, esclarece. Ele acrescenta que “como parte dessa dinâmica o MEC envia comissão para verificar se a Instituição possui todos os requisitos necessários para oferta de cursos incluindo: Projeto Pedagógico, Pessoal (Docentes e Tutores) e Infraestrutura necessários para o programa”.

Para ele, o resultado representa o comprometimento do UNASP com seus alunos. “Mostra a seriedade com que a instituição conduz todos seus programas acadêmicos e a experiência com a oferta dos 3 cursos de psicologia presenciais e os mais de vinte cursos de graduação na modalidade EAD”, frisa.

Avaliação do MEC

A nota do curso com autorização para abertura é alcançada por meio de indicadores derivados de três dimensões de avaliação semelhantes ao reconhecimento:

A abertura do curso de Psicologia na modalidade EAD comprova que o UNASP atendeu aos critérios do MEC. “A abertura do curso de Psicologia EAD representa ampliação do portfólio já existente na EAD, sem contar que será uma oferta de curso dentre os mais procurados atualmente no cenário educacional do país”, comemora o diretor da graduação a distância, Waggnoor Kettle. Ele pontua que “a partir da autorização, o UNASP fica na expectativa dos próximos trâmites oficiais para que possa, de fato, ofertar o curso dentro das exigências legais, bem como da qualidade pedagógica planejada”. 

O doutor Kettle acredita que a nota revela a qualidade do curso de Psicologia e da instituição. “O curso de Psicologia EAD nasce a partir da estrutura já existente dos cursos presenciais tricampi. Tanto a proposta didático-pedagógica, quanto o corpo docente e infraestrutura formam a base daquilo que se pretende ofertar na EAD, guardadas as devidas exigências e características da modalidade”, finaliza.

Veja mais