Notas Formatura

Realização de sonhos marca a colação de grau de Música no UNASP

A cerimônia reuniu amigos e familiares da 22ª turma de música.

Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima

Há muito o UNASP campus Engenheiro Coelho é conhecido por ter uma rotina musical muito movimentada. Hoje (17), os alunos da 22ª turma da Licenciatura em Música deixaram para trás a trajetória como alunos para dar início a vida profissional no ramo. 

Formandos de música.

A música é a marca do UNASP. O coordenador do curso, professor Samuel Krahenbul, compartilha que se sente honrado em acompanhar de perto o crescimento de um curso tão importante para a instituição. “Me sinto realizado e ao mesmo tempo pequeno diante do desafio de educar esses jovens tão talentosos. Acabo muitas vezes mais aprendendo do que ensinando”, afirma.

Samuel deixa sua admiração: “Os alunos desta turma se superaram em todos os sentidos. Tanto academicamente, para assimilar e aplicar todo o ensinamento adquirido em sala de aula, quanto emocionalmente, para lidar com as adversidades e muitas vezes sobrecargas psicológicas advindas da busca pelos sonhos”, completa. 

A professora Regina Mota, que também acompanhou a trajetória dos alunos, ressalta que a turma precisou encarar os dois primeiros anos do curso de maneira remota: “Eles superaram o grande obstáculo de desenvolver habilidades que exigem prática sem a supervisão presencial dos professores”. 

Sonhar grande 

Depois de dois anos lutando para atravessar os desafios da vida acadêmica apesar das adversidades emocionais, a aluna Alice Rasec optou por trancar o curso. Era ano da pandemia da COVID-19, e para ela, continuar estudando a área dos seus sonhos daquela maneira, não era a melhor opção. Alice queria viver o sonho aqui, entre as belezas naturais e tudo o que o campus poderia lhe oferecer sem a pandemia. 

Alice lembra que no ano passado andava pela grama do UNASP e agradecia a Deus por estar vivendo seu sonho. “Aqui a música é incrivelmente forte, tem uma influência enorme e é incrível, as pessoas que nos ensinam são magníficas e eu não poderia ter escolhido um lugar melhor para realizar meu sonho”, destaca. 

Ela completa dizendo que sentir que se está no lugar certo é algo tremendo. “Mesmo depois de anos pensando que eu não tinha valor, que não servia para uma licenciatura, eu saio daqui convicta de que estou pronta para o que vier, sou musicista de mente e coração”, garante Alice. 

Para Alice, o sentimento da formatura é o de missão cumprida. “Eu amo o curso de música com todo o meu coração. Torço para que mais pessoas venham para o UNASP realizar seus sonhos, assim como eu realizei os meus. Eu vivi durante esses anos em um lugar em que pude sonhar grande”, sustenta. 

Voando ainda mais alto

Diferente de Alice, o formando Samuel Brito conta que desde criança foi incentivado a correr atrás do sonho de viver da música. “O sonho de vir para o UNASP se tornou real durante estudos bíblicos, quando me converti à igreja adventista”, explica.

Depois que se tornou adventista, Samuel se envolveu com a colportagem, distribuição de publicações, livros e panfletos religiosos para custear os estudos. “Com ajuda de várias pessoas e campanhas, consegui quitar parte da dívida que eu tinha com a instituição. Mesmo com as dificuldades, eu nunca deixei de confiar em Deus”, se emociona. 

Agora, como um músico formado, Samuel ressalta que seus planos são de continuar levando a paz, amor e alegria de Jesus através da música. “Posso ser regente, compositor, cantor, trabalhar com musicoterapia e até mesmo realizar um antigo sonho de teologia em uma pós-graduação. O importante é que minha vida seja inteira de louvor ao meu Criador”, pontua. 

O coordenador Samuel Krahenbul expressa como suas últimas palavras o desejo de que os alunos continuem se aprimorando e se aperfeiçoando a cada dia. “Nunca esqueçam que a essência do conhecimento é o temor a Deus. O diploma não é o fim, é só o começo da jornada”, comemora. 

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais