Semana Agronômica tem como tema Produtividade em Foco
O evento abordou diversas inovações tecnológicas voltadas para o setor agropecuário e experiências vivenciadas por pesquisadores, produtores e profissionais da agronomia.
Texto: Franciele Borges | Edição: Theillyson Lima
O UNASP, campus Engenheiro Coelho, promoveu a VI Semana Agronômica dias 24 a 27 de outubro. A semana esteve repleta de palestras e convidados do próprio curso, bem como representantes de empresas da área agronômica. Todas as transmissões foram via Zoom e gratuitas.
O evento abordou diversas inovações tecnológicas voltadas para o setor agropecuário e experiências vivenciadas por pesquisadores, produtores e profissionais da agronomia. Foram dezoito apresentações teórico-práticas nas diversas áreas Agronômicas realizadas pelos graduandos do curso.
O doutor e coordenador do curso, Walter de Carvalho, afirma que a participação dos alunos foi importante para a semana.” Tivemos a participação ativa dos nossos alunos do quarto, sexto e oitavo semestre. Eles estão participando como palestrantes e mediadores e membros da comissão organizadora.”
Além da interatividade dos alunos, a semana contou com 8 minicursos de 2 horas de duração, apresentados por profissionais convidados e uma mesa redonda com os egressos do curso mediada pelos professores com participação ativa dos estudantes.
O objetivo das palestras esteve focado no crescimento, manejo adequado, proteção ao meio ambiente e economia. Referências marcantes na área agronômica estiveram presentes por meio de representantes da EMPRAPA, UNESP, professores universitários e especialistas para contextualizar e, inclusive, dar minicursos dentro do evento.
As palestras mostraram o impacto das mudanças climáticas na agronomia e por esse motivo trouxeram a questão principal da inovação tecnológica como forma de ajudar produtores e agricultores no cultivo de mais qualidades.
Nathan Mbogsi, que está no último semestre agronomia viu importância nas palestras: “achei que trouxeram bastante conteúdo diferente das outras vezes. Todos eles vieram com uma bagagem de experiência.”
O doutor Walter explica que o público-alvo deste ano foi “alunos do ensino médio, produtores rurais da região, profissionais do setor e pessoas interessadas no agronegócio”. Com isso ele se alegra ao dizer que o “curso cresceu e amadureceu”, finaliza.