Acontece no UNASP

Semana de Cursos movimenta campus Hortolândia

Palestras, debates, histórias e momentos de integração, foram alguns dos destaques desta semana nos cursos de Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Direito.

Texto: Gloria Barreto

Durante os dias 23 a 26 de maio os cursos de Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Direito apresentaram uma programação especial para dar destaque ao curso e tratar de temas da relevantes para os universitários. A popularmente chamada Semana de Curso, trouxe palestrantes convidados e movimentou o estudantes a participarem de eventos on-line e atividades presenciais.

Semana de Comunicação 

A comunicação na era da incerteza foi o tema da Semana de Comunicação promovida pelo curso de Publicidade e Propaganda do UNASP campus Hortolândia, nos dias 23, 25 e 26 de maio. As palestras foram abertas ao público, transmitidas ao vivo, das 20 até às 22 horas.

De acordo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Helder Moraes, o tema da semana e os palestrantes convidados correspondem à necessidade de dar um novo rumo a comunicação neste período de incertezas, pouco investimento e muita insegurança de retorno pós-pandemia.

 “O objetivo da semana de comunicação é transcender os muros da faculdade, trazendo pessoas do mercado e de renome, que tem bastante Know-how naquilo que fazem. A fim de aproximar os alunos do mercado de trabalho, na voz de quem já está atuando”, pontuou Moraes. 

Os palestrantes convidados se destacam pela diversidade de experiências e realidades profissionais. Pedro Caron falou diretamente do Líbano; Walisson de Oliveira além de ganhador de dezenas de prêmios na área de propaganda, é um dos representantes do Brasil na competição internacional Cannes (2021); e Pedro Costa Junior é autor do livro Colapso e mito do colapso

A sequência de convidados e temáticas aconteceram nas seguintes datas:

Semana do curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia do UNASP comemora 100 anos de existência e por isso, nos dias 23 e 24 de maio, a programação on-line contou com a participação dos estudantes do curso de pedagogia do UNASP campus São Paulo, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Vila Matilde em São Paulo e os alunos do EAD do UNASP.  

Com uma audiência diária de aproximadamente 350 pessoas, o evento virtual foi aberto ao público, dando a oportunidade de coordenadores dos cursos de pedagogia das instituições adventistas do Brasil participarem. Entre eles, estiveram presentes representantes da FAAMA, FADBA, FADMINAS e FAP/IAP. 

No total foram apresentadas quatro palestras. O professor Orlando Mário Ritter trouxe destaque ao real papel do professor cristão.  Com título “profissão pedagogo”, Ritter resgatou um pouco da história da Educação Adventista no Brasil, e se emocionou ao lembrar a importância do seu pai, professor e pastor Orlando Rubem Ritter, para a Educação Adventista. 

Arte de divulgação da Semana de  cursos - pedagogia
Cartaz de divulgação Semana do curso de Pedagogia

A professora Marta Maria Gonçalves Balbé Pires falou da beleza de ser um pedagogo. O pastor e professor Edgard Leonel Luz apontou para a importância de um professor bem-informado diante dos desafios do Século XXI.

E em comemoração aos 100 anos da formação de professores no UNASP, o professor e historiador Elder Hosokawa, trouxe uma série de imagens antigas, mostrando os sonhos dos missionários que vieram para o Brasil com intuito de construir uma escola, que atualmente soma mais de 100 anos de existência.

“Os temas foram escolhidos por uma comissão tricampi que verificou que o interesse pelas licenciaturas caiu bastante depois da pandemia. Então, nosso objetivo ao escolher os temas foi exaltar o papel do pedagogo na sociedade do século 21”, explicou o coordenador do curso de Pedagogia do Unasp campus Hortolândia, Admilson de Almeida.

Semana Jurídica

 O curso de Direito começou a semana em um evento via Zoom, que aconteceu nas noites dos dias 23 e 24 de maio, reunindo alunos e equipe pedagógica dos campi São Paulo e Hortolândia. Segundo a coordenadora do curso de Direito do UNASP campus Hortolândia, Fernanda Covolan, além da integração dos estudantes, esse primeiro momento privilegiou temas ligados à inclusão de pessoas com deficiência, pelo olhar do Direito.

Nos dias 25 e 26 de maio, a programação foi presencial e para os estudantes do campus Hortolândia, as palestras abordaram temas como ansiedade e técnicas de estudo, com o objetivo de responder às necessidades atuais dos alunos que retornam ao presencial, após dois anos estudando em meios digitais.

No dia 25 as convidadas foram a coordenadora do curso de psicologia campus Hortolândia, Joene Viera dos Santos e a professora doutora Edna Neves, também do campus Hortolândia. “Os temas trataram de técnicas de estudo e de como lidar com a ansiedade.  Ambos apresentados por psicólogas doutoras em suas áreas e com muitos anos de experiência profissional”, destacou Covolan.

Na última noite (26), o curso recebeu convidados que trataram de temas mais técnicos da área jurídica. A primeira palestra abordou especificamente A tutela de Urgência no atual sistema processual e a segunda sobre Reforma Tributária.

Veja mais