Profissão e Mercado

Semana de Engenharia Civil do UNASP promove contato com profissionais

O evento contou com palestras que mostraram aos alunos diferentes áreas do mercado de trabalho.

Texto: Helena Cardoso | Edição: Theillyson Lima

A Semana de Engenharia Civil, direcionada aos alunos do curso, foi realizada entre os dias 24 e 30 de outubro no UNASP, campus Engenheiro Coelho. Com o objetivo de preparar os estudantes para a profissão que irão exercer, o evento contou com palestras, prova e concurso, trazendo convidados que mostraram aplicações práticas em suas áreas de atuação.

Experiências profissionais

O primeiro dia, segunda-feira, já começou com duas palestras, uma intitulada “as digitais do aprender” e outra sobre a tecnologia e inovação como tendência para o futuro das engenharias. Em cada dia da semana, após as explicações dos convidados era aberta uma sessão de perguntas para que os alunos pudessem tirar suas dúvidas e realizar comentários. Cristhian Quispe, que cursa o oitavo semestre, disse que esse tipo de projeto, que abre espaço para os alunos, “é muito importante para obter mais conhecimento sobre o mercado de trabalho e ter contato com profissionais que atuam em diferentes áreas”.

No segundo dia aconteceram mais duas palestras, com os temas “planejamento e controle de obras” e “Construções sustentáveis – green buildings”. Além disso, o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) esteve presente, distribuindo bloquinhos de anotação e panfletos aos participantes. 

Já o terceiro dia, quarta-feira, foi o “ponto alto” da semana, de acordo com Artur Sartorti, coordenador do curso de Engenharia Civil. Os convidados foram os sócios da empresa Base M, que apresentaram aos alunos um programa de recuperação de fundações, algo que eles não possuem em sua grade curricular. “Oferecer essas experiências e atividades enriquece a formação, já que os temas abordados durante a semana muitas vezes não são temas abordados nas salas de aula”, afirma.

Fausto Ferreira, sócio da empresa e palestrante da noite, comenta que “é importante mostrar aos alunos as possibilidades que existem e novos recursos que podem ser usados”, já que seu trabalho é voltado para a solução de problemas. Já Sandra Maciel, também palestrante e sócia, afirma que o espaço para esses eventos dentro das faculdades é essencial, pois “você aproxima os alunos, desperta o interesse e gera comprometimento com a profissão”. 

Além das palestras, também aconteceram durante a semana minicursos com temas diversos e uma oficina na tarde de quinta-feira. Entre os assuntos comentados estão a tomada de decisões, drones em levantamentos topográficos, concreto autodensável, dimensionamento de lajes treliçadas, modelagem de edifícios no TQS e plotagem com layout do AutoCad.

Prova

O SAEC 2022/2, prova necessária aos estudantes de Engenharia Civil, foi aplicado durante a semana. O teste, que valia até um ponto na média, aconteceu na quinta (27) a partir das 19h. Essa atividade é muito importante para avaliar o conhecimento que os alunos adquirem dentro da faculdade.

Concurso de pontes

A semana se encerrou com um momento muito aguardado pelos alunos: o concurso de pontes de palito de churrasco. Os estudantes se dividiram em grupos para disputar o prêmio mínimo de 500 reais, que seria entregue a quem construísse a ponte que aguentasse mais peso, utilizando apenas palitos de churrasco e cola.

Veja mais